A SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMTHAS, vem a público esclarecer sobre situação envolvendo indivíduos que estão em situação de rua na praça Manoel Félix, no bairro Paraíba. A partir do conhecimento da secretaria desta demanda, foi realizada visita in loco e encaminhado relatório situacional a Promotoria de Justiça.

Concomitantemente foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, que prontamente iniciaram o acompanhamento aos ali presentes, inicialmente foi feito abordagem social, com escuta e orientações aquelas pessoas que estavam em situação de rua.

Posteriormente foi realizado novamente encaminhamento a promotoria de justiça e a instituição do Controle Social pertinente, relatando o contexto social de tais demandas, bem como, as medidas cabíveis para abrigamento nos casos de situação de rua.

Vale ressaltar, que o acompanhamento familiar necessário ao fortalecimento de vínculos está sendo executado pela equipe técnica do CREAS, de forma respeitosa e ética a cada contexto de vida exposta aos profissionais.

O contexto social de indivíduos e/ou famílias em situação de rua envolve a atuação eficaz de uma Rede de Políticas Públicas que garantam os direitos sociais. Tais políticas, como saúde, educação, segurança pública, lazer, cultura, trabalho e renda, devem manter a articulação de forma que possam garantir na sua integralidade as pessoas que delas necessitam.

A Secretaria Municipal de Assistência Social com todo seu compromisso sociopolítico vem articulando seus serviços, programas e projetos no tocante a garantia dos direitos sociais, o fortalecimento da autoestima, dos relacionamentos e a construção de novos projetos e perspectivas de vida, respeitando à dignidade de cada cidadão.

Desde já agradeço a atenção de sempre e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a situação.

Atenciosamente,

Janaína Uchôa
Secretária Municipal de Assistência Social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here