O trabalho das exímias e talentosas doceiras do Seridó foi inventariado e está disponível em plataforma digital: o Museu Virtual Doces do Seridó – docesdoserido.com.br. O acervo de imagens, vídeos, ensaios fotográficos, áudios e textos expressa a diversidade e variedade de modos de fazer doces.

Para celebrar o potencial dos doces artesanais da região, acontecerá em Caicó, no próximo mês de setembro, o 1° Encontro de Doceiras do Seridó. O projeto do evento foi contemplado no Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae-RN e será realizado pela JK Promoções e Eventos e Referência Comunicação.

Filhós com mel, chouriço, doce de leite e de frutas, doce seco, sequilhos, raivas e bolos regionais serão alguns dos produtos artesanais que serão destaques durante o encontro. “Os doces são significados como um patrimônio cultural alimentar seridoense”, destaca Maria Isabel Dantas, professora no IFRN, idealizadora do Museu Virtual e uma das mobilizadoras do encontro de doceiras.

A parceria com o Sebrae viabilizará um encontro das principais doceiras do Seridó e a programação incluirá comercialização e degustação dos produtos, feira de artesanato, lançamento de cordel, palestras, oficinas e apresentações culturais. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó-RN, com programação gratuita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here