Conmebol confirma Libertadores com final única e define data; veja cidades interessadas em receber

42

Em Congresso realizado nesta segunda-feira em Moscou, na Rússia, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou que a Copa Libertadores passará a ter final em jogo único e em sede neutra a partir da edição de 2019.

Na reunião, foi definido que a decisão do próximo torneio será disputada no dia 23 de novembro, um sábado. Essa é outra grande alteração, já que a decisão tradicionalmente é às quartas-feiras.
Segundo apurou a ESPN, há três cidades interessadas em receber a partida: Lima (Peru), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). O local da final de 2019 será anunciado em dezembro deste ano.

Também no Congresso desta segunda, os dirigentes da Conmebol definiram que irão apoiar a candidatura tríplice de Estados Unidos, México e Canadá para a Copa do Mundo de 2026, assim como a reeleição do atual presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A Conmebol decidiu que não terá uma final única sendo realizada em Argentina e Brasil.

A escolha da entidade é por um campo neutro, levando em conta o favoritismo de argentinos e brasileiros para alcançarem a decisão.

Com isso, será possível medir a capacidade de uma cidade receber a primeira final única – logística, deslocamentos, comércio, impacto, torcida.

Caso a experiência se mostre abaixo da esperada, o formato com dois jogos na final voltará a ser adotado.

ESPN

A sede do próximo Mundial será definida no Congresso da Fifa, nesta quarta-feira, também em Moscou.

POR QUE NÃO BRASIL E ARGENTINA?