Governo apresenta à Agência Nacional de Águas obra da Barragem de Oiticica

0
192

Uma das maiores obras do Governo do Estado para garantia da segurança hídrica do RN, a Barragem de Oiticica, recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a visita de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Acompanhados por uma equipe do Governo, liderada pela Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, eles visitaram a construção, no município de Jucurutu, para acompanhar o andamento das obras e certificar-se de que o Estado está se preparando para receber as águas Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Além de receber as águas da transposição, Oiticica deverá abastecer mais 21 cidades da região Seridó. O Governo do RN está elaborando, através de convênio com a ANA no valor de R$ 6,5 milhões, estudos de viabilidade técnica e econômica para a construção da adutora do Seridó. Eles servirão de base para o projeto que beneficiará a população do entorno com a água do reservatório.

Histórico

A barragem, esperada há mais de 50 anos, já está com 65% das obras concluídas. São mais de 4 km de área construída e capacidade para armazenar 566 milhões de metros cúbicos de água, que irão servir tanto para o abastecimento humano, quanto para produção econômica, lazer e proteção contra enchentes.

Nova Barra de Santana

Além da grande barragem, um complexo de obras e projetos complementares de cunho social estão sendo construídos, entre eles as obras da Nova Barra de Santana, que segue em ritmo acelerado. A equipe também visitou a futura comunidade, que já tem 35% da obra concluída e irá abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção de Oiticica. O local contará com 186 unidades habitacionais, que variam de 50 a 140 m², junto com todos os equipamentos públicos necessários, como escola, creche, posto de saúde, sede da associação dos moradores, réplica do templo da Igreja Católica, centro de comércio, cemitério e praça.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here