O Governo do RN, por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, e o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, firmaram convênio para construção de quase mil unidades de barragens subterrâneas, distribuídas por todo o território potiguar.

O objetivo da tecnologia é proporcionar o acesso à água para a produção de alimentos a família de baixa renda e residente na zona rural atingida pela seca ou falta regular de água, por meio da implantação de barragem subterrânea, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão da água. Dessa maneira, espera-se que a família beneficiada possa melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água e contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional e a geração de renda a partir da comercialização de excedentes, se for o caso.

“Nossa ideia é oferecer ao pequeno produtor as condições para desenvolver sua atividade, produzir mais e gerar renda. Estamos proporcionando aos agricultores familiares o apoio que eles precisam para se manter de forma digna”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

“A barragem vai dar dignidade ao pequeno produtor rural, que quer permanecer desenvolvendo suas atividades no campo, apesar das adversidades climáticas. Além de garantir o sustento familiar, vai proporcionar o desenvolvimento agropecuário da região. O agricultor ainda tem a oportunidade de se capacitar, ao participar de todo o processo de construção da barragem subterrânea”, enfatiza o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.

A implementação da tecnologia seguiu basicamente três etapas: mobilização, seleção e cadastramento das famílias; capacitações de beneficiários sobre o manejo da água na perspectiva da produção agroalimentar, incluindo intercâmbios de experiências; implantação das cisternas; e implantação do caráter produtivo.

A seleção dos beneficiários foi realizada a partir de lista orientadora encaminhada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, obtida junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O público alvo potencial foram as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, residentes na zona rural do município e sem acesso à água potável.

Até a presente data, mais de 100 barragens foram finalizadas e entregues às famílias de agricultores, distribuídas em 20 municípios do RN. Para implementação de toda a ação estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões, provenientes do Governo Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here