IBGE: Concurso faz parte das seleções confirmadas para 2019

0
58

O Concurso IBGE para servidores permanentes, cujo requisito está sob avaliação do Ministério do Planejamento, de fato deve ser divulgado no ano seguinte. O informativo é do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto. Em encontro com sindicalistas, Olinto revelou que, das 2.700 oportunidades reservadas ao Poder Executivo, para novos editais e suprimento de concursos já procedidos (estabelecidos na verba orçamentária da União para 2019), parte será reservada ao IBGE.

De acordo com Roberto Olinto, além dos suprimentos de aprovados na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério da Agricultura, o governo tende a priorizar em ano seguinte concursos específicos. Um deles é o do IBGE. Ao deixar de prover concursos válidos, o que restará, de acordo com Olinto, são 1.900 oportunidades para novos editais. Parte delas, de acordo com ele, serão reservadas ao IBGE. A Agência Nacional das Águas e a área da Saúde também terão oportunidades.

A declaração do presidente diz que o Concurso IBGE terá autorização, sendo que o edital deve ter publicação no ano que vem. A esperança atual é pelo quantitativo de oportunidades que será disponibilizado.

Os informativos tiveram repasse pelo Roberto Olinto na Executiva Nacional da última segunda, 3, quando, além do presidente, houve a presença do diretor da DPE, Claudio Crespo, coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, diretor executivo, Fernando Abrantes e assessora da Diretoria Executiva, Paula Dias. A Assibge esteve com a representação dos diretores Nelson Thomé, Cleide Vianna Dione Oliveira, Marlene Moreira, Paulo Lindesay, Aline Damaceno e Susana L. Drumond.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística solicita 1.800 oportunidades de permanentes ao Ministério do Planejamento. Esse quantitativo tem a ver com a necessidade de servidores. O órgão, só neste ano, já fez o registro de 220 aposentadorias.

A solicitação está dividida em:
• 1.200 oportunidades de técnico – ensino médio e vencimentos de R$3.890,87
• 600 oportunidades de analista – ensino superior e vencimentos de R$8.213,07

O informativo de que o Concurso IBGE terá autorização e abertura no ano que vem segue de encontro ao que revelou a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento ao órgão. De acordo com o órgão, o Concurso do instituto é prioritário, considerando o Censo Demográfico próximo, pesquisa mais relevante do IBGE.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here