INSS: Assessor do Planejamento sinaliza que concurso será aprovado

58

A autorização do certame concurso 2018 já foi anunciada pelo assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, no mês de setembro. Além de Junior, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o governo autorizará no próximo anos seleções públicas, principalmente para órgãos que possuem carência de servidores em função de aposentadorias, como é o caso do INSS. Portanto, os avais para o INSS podem ser dados como certos.

O último certame do INSS aconteceu em 2015. Na ocasião, foram ofertadas 950 vagas, sendo 800 para técnicos e 150 para analistas. Esse concurso teve a validade vencida no dia 05 de agosto desse ano, podendo ser prorrogada por mais um ano.

Na última seleção, os concorrentes participaram de uma prova objetiva com 120 questões, sendo aprovados aqueles que conseguiram 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos, e 36 na soma das duas avaliações.

As matérias de Conhecimentos Básico consistiam em Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Português, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.
Já quem tentou uma vaga de analista passou por uma provas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.