Neste sábado (23), o Mercado Público de Caicó está comemorando 101 anos de atividades no Município.

O Mercado Público de Caicó funcionou até 1917 em um prédio – inexistente hoje – na Praça da Liberdade. O atual foi inaugurado pelo Intendente (antiga denominação de Prefeito) Cel. Celso Dantas, no dia 23 de fevereiro de 1918, após quatro anos de construção iniciada pelo Intendente Joaquim Martiniano.

Situado no centro comercial da cidade, o Mercado Público abriga os mais variados estabelecimentos comerciais: bares, restaurantes, lojas de calçados e confecções populares. Reúne também pontos e bancas que comercializam produtos da região: comidas típicas (galinha caipira, arroz de leite, buchada, rabada etc), o nutritivo caldo de cana, ervas medicinais, fumo de rolo e utensílios domésticos tradicionais (urupemba, potes, alquidares, redes de dormir etc).

Segundo Maria Izabelle de Macedo Gomes, o prédio tem uma concepção arquitetônica eclética, encimada por efígies de Hermes, deus grego do comércio. Concentra não só o comércio caicoense, mas a diversidade de tipos humanos e a variedade social do Seridó. De boêmios a biscateiros, de empresários a camponeses, de taxistas a religiosos, de transeuntes a camelôs todos frequentam ou já passaram pelo Mercado Público.

Atualmente, a consultora Cris Ribeiro (Design de Acessórios está desenvolvendo o Projeto Lugares de Charme, no Mercado Público).

“Propomos uma repaginação do Mercado centenário de Caicó, a partir do resgate da sua história, novo layout de funcionamento dos setores atuais, pintura da sua área externa e interna com detalhes específicos e inserção de paisagismo. O trabalho mobiliza os permissionários, artesãos e artistas locais”, enfatizou Cris Ribeiro. Designer de produto à disposição de cenários de novelas da Rede Globo, Cris coordena o Projeto Lugares de Charme e foi vencedora do prêmio Brasil Criativo (Ministério da Cultura).

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), reconhece que o projeto Lugares de Charme é grandioso e ressalta a parceria do Sebrae e outros parceiros. “O nosso objetivo é transformar o Mercado Público em um atrativo turístico. Nós vamos dar uma nova imagem ao Mercado que tem grande importância para a economia de Caicó e região em 101 anos de existência”, salientou Batata.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here