Cerca de 35 estudantes serão atendidos por aulas de robótica no município

A Roboeduc entregou, à população de Caiçara do Norte (RN), 40 materiais didáticos do Roboeduc Inbox, primeiro sistema EaD de robótica educacional do país. A solenidade de entrega foi realizada na Secretária Municipal de Educação, nesta quarta-feira (14). Estudantes e familiares, além dos funcionários da secretária prestigiaram o momento.

Cerca de 35 estudantes, das escolas municipais Emanoel Bezerra dos Santos e Professor Cazuza já tinham conhecimento de programação e robótica por meio de parceria firmada anteriormente com a instituição de ensino e o município. Agora, a ideia é atingir um número maior de alunos.

Para Gabriela Tabita, uma das instrutoras da Roboeduc em Caiçara do Norte, a entrega do material amplia as possibilidades nas aulas. “Este material didático traz outra forma de desenvolver a robótica e, com isso, abrir um leque de projetos que podem ser desenvolvidos. Agora, eles trabalharão no Roboeduc Inbox com o Arduino, que é placa de prototipagem utilizada no mundo inteiro”, explica.

A diretora da escola Professor Cazuza, Marleide dos Santos da Silva Pereira, conta que o projeto, que acontece aos sábados, tem empolgado bastante os estudantes. “As famílias buscam muito inscrever seus filhos nas aulas, pois elas têm contribuído bastante no aprendizado daqueles que já fazem parte”, diz.

Os participantes das aulas da Roboeduc na cidade têm, em sua maioria, entre 7 a 11 anos de idade. Recentemente, quem conseguiu uma vaga para participar das aulas foi Leanderson José Dias dos Santos, de 15 anos. O estudante possui uma patologia que resultou em algumas perdas segundo sua mãe, dona Jadiceia de Souza Dias. “Ele só tinha como amigos os primos, mas, com o projeto de robótica, tem se soltado mais e melhorado nisso”, revela.

Segundo o prefeito do município, Amarildo Elias de Morais Filho, as aulas contribuirão para que a educação dos caiçarenses do norte continue crescendo: “A robótica educacional tem oportunizado mais qualidade no ensino para nossas crianças”, afirma.

De acordo Francisco Melo, coordenador de escolas da Roboeduc, a entrega representa a democratização do conhecimento da robótica no Rio Grande do Norte. “É visão da Roboeduc democratizar o ensino de programação e robótica para todos. Com essa entrega entendemos que estamos cumprindo nossa missão e inovando, uma vez que estamos chegando também na rede pública de ensino”, afirma.

Pioneirismo

Distante cerca de 150 km de Natal, Caiçara do Norte é o primeiro município potiguar a ofertar aulas de robótica para estudantes da rede pública, graças a uma parceria com a Roboeduc. O projeto foi iniciado no ano letivo de 2018 e a entrega desse material vem para melhorar o conteúdo ofertado. Para o próximo ano, a prefeitura estuda a ampliação do projeto para que mais crianças consigam desenvolver seus próprios robôs.

Fotos: Ranmaildo Revoredo

Assessoria de Imprensa:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here