A cidade de Caicó sediou a Capacitação Técnica do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e das Políticas de Transporte Escolar, no auditório da 10ª DIRED – Diretoria Regional de Educação e Cultura e dos Desportos, com a participação de vários municípios do Rio Grande do Norte. O público alvo do encontro incluiu técnicos das secretarias de Educação que trabalham com os programas PNATE e PDDE.

A capacitação teve por finalidade orientar, atualizar e esclarecer dúvidas de dirigentes e técnicos das prefeituras municipais e secretarias de educação envolvidas com a gestão descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Caminho da Escola e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), além dos membros do Conselho de Controle Social – CACS.

“O evento foi maravilhoso e muito bem avaliado por todos os municípios participantes. Nós necessitávamos dessa capacitação e o FNDE escolheu Caicó para sediar o evento e o encontro contribuiu também para movimentar a economia da cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lucineide de Araújo. A secretária destacou que a secretaria municipal de Educação fez toda a logística de organização do evento e contou com a parceria da UNDIME e a 10ª DIREC que proporcionou o espaço do auditório.

Já na Escola Municipal Presidente Kennedy, o Município sediou a Formação Continuada para implementação do documento curricular do Rio Grande do Norte e Reformulação dos projetos Políticos Pedagógicos, com a participação de vários municípios. Trata-se de um trabalho colaborativo, baseado no diálogo, que possibilitará a troca de práticas, experiências e discussões aprofundadas entre diversos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem, resultando no replanejamento dos currículos escolares e das práticas pedagógicas locais.

De acordo com a secretária, Lucineide de Araújo, a equipe pró-BNCC está adequando o Currículo Municipal de Educação e também trabalhando na reformulação do plano dos PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos), onde todos os profissionais foram capacitados para multiplicar nas escolas juntamente com os coordenadores pedagógicos e os professores, para que realmente o documento curricular do Rio Grande do Norte alinhado a BNCC, de fato chegue as escolas em 2020. “As capacitação tiveram início agora em 2019 e terão continuidade em 2020 para que a BNCC se concretize nas salas de aula”, disse Lucineide de Araújo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here