Secretária de Saúde presta esclarecimentos sobre a distribuição de medicamentos

28
Sandra Brilhante - Secretária Municipal de Saúde - Foto: Paulo Júnior

Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (05), a secretária municipal de Saúde de Caicó, Sandra Brilhante, fez alguns esclarecimentos sobre a distribuição de medicamentos nos postos de saúde. Uma comitiva de vereadores esteve visitando a sede da secretaria e, na farmácia central, eles questionaram sobre a falta de alguns medicamentos.

Sandra destacou que todos os setores da Saúde estão disponíveis para receber a visita dos vereadores. E explicou que, de um elenco de 124 tipos de medicamentos, faltam 45 itens, mas o Município tem remédios para a maioria dos problemas de saúde, incluindo antibióticos, antitérmicos, para gastrite e verminose, entre outros.

Segundo a secretária, a implantação da centralização das farmácias será uma solução plausível para controlar o consumo de medicamentos. “Quando conseguirmos estruturar essas unidades, a gente vai ter um controle eficiente e efetivar essa manutenção que a farmácia precisa de manter o elenco de medicamentos”, disse.

Sobre a denúncia de medicamentos vencidos, Sandra confirmou que são amostras grátis e que não foram adquiridos pela secretaria. “Quando as farmácias fornecem esses medicamentos, eles estão com prazo de vencimento curto e a gente precisa descartar de uma forma legal”, afirmou.

A secretária também ressaltou que já foi providenciado o abastecimento das farmácias que atuarão no projeto de centralização e esta semana, os medicamentos serão disponibilizados para o Castelo Branco, Samanaú, Paulo VI, Unidade Silvino Dantas (Centro), Paraíba e Barra Nova, que são os locais onde serão centralizadas as farmácias.