Secretário faz visita técnica a hospital de Caicó

0
348

O secretário de Estado e de Saúde Pública, George Antunes, realizou na manhã desta sexta-feira (9) uma visita técnica ao Hospital Regional de Caicó. Na pauta, a reforma da unidade hospitalar como a rede elétrica, compra de equipamentos, lavanderia, UTI e a residência clínica médica.

Sobre esse último ponto de pauta ficou acertado com a direção do hospital a delimitação de espaço numa área específica para os alunos do curso de Medicina.

Outro objetivo da ida do secretário à Caicó foi a oficialização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) em parceria com a UFRN. A solenidade contou com a presença de prefeitos e profissionais de saúde dos municípios da 4ª e 5ª região, que também integrarão o COAPES juntamente com a UERN e a Unp.

Com o termo de cooperação, a UFRN irá disponibilizar um programa de residência médica em clínica médica com os graduados em Medicina, em torno de 60 horas sem custo algum para o Estado, com bolsas custeadas pelo Ministério da Educação que irá beneficiar cerca de 40 municípios do Estado.

O COAPES é um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores e usuários) e da Educação Superior na área de saúde (gestores, docentes e estudantes) para promover processos participativos na construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS.

Criado pela portaria interministerial 1.127 de 4 de agosto de 2015, o COAPES tem, entre outros objetivos, fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS e garantir o acesso aos estabelecimentos de saúde como cenário para práticas de formação no âmbito da graduação e residência em saúde, formando profissionais em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here