Simpósio reúne especialistas em autismo, síndrome de Down e TDAH

0
149

Evento continua neste sábado (14) no Holliday Inn Arena

O primeiro dia do IV Simpósio Dialogando Sobre Autismo, Síndrome de Down e TDAH, que ocorre no Holiday Inn Arena até este sábado (14), reuniu especialistas, famílias e profissionais que lidam em suas rotinas com os temas que dão nome ao evento. Ao longo desta sexta-feira (13), foram apresentadas cinco palestras.

A programação começou com a apresentação da pediatra e hebiatra Luiza Meira Pires, abordando a inclusão da criança que apresentam características específicas desde a infância. Em seguida, o neuropediatra Sávio Caldas, do Ceará, apresentou de maneira clara os impactos do Autismo no desenvolvimento da criança. A manhã foi finalizada com a palestra sobre a Síndrome de Down, ministrada pela neuropediatra Luciana Carriço.

A tarde foi marcada pela abordagem do Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A terapia cognitiva comportamental do TDAH foi esplanada pela psicóloga Deborah Nery, e os mitos e desafios e abordagem terapêutica da patologia foram explicadas pelo psiquiatra infantil Guilherme Polanczy, da USP.

O psicopedagogo Grenio de Mello trabalha na Escola Municipal Maria Rodrigues da Silveira, na cidade de Taipu, interior do RN. Para ele, que lida em seu trabalho com crianças autistas, o evento está sendo muito proveitoso. “É minha primeira vez neste Simpósio. Os conhecimentos foram muito esclarecedores. Gostaria que mais profissionais, principalmente da rede pública, tivessem acesso a estes conteúdos”, relata.

A participante Josiane Oliveira tem TDAH. Ela conta que os assuntos abordados neste primeiro dia serão de grande importância não só para si, mas para a família de seu afilhado diagnosticado como autista. “Fui diagnosticada somente aos 25 anos. Acredito que isso só aconteceu por falta de informação. Aqui no simpósio pude ver mais sobre autismo e estou mais consciente sobre como ajudar meu afilhado”, conta Josiane.

O evento continua neste sábado (14) e se debruçará sobre mais áreas dos assuntos tema do simpósio. As palestras do segundo e último dia são: Educação e Saúde, ABA Características e Estratégias de Ensino, Apraxia da Fala, Atuação do Neuropediatra na Escola, Estratégia Sensoriais na Escola, Internações Psicopedagógicas em Autismo, Síndrome de Down e TDAH.

As inscrições para este dia podem ser feitas na hora, a partir das 8h, no local, pelo valor de R$ 150. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (84) 99110-2514.

Assessoria de Imprensa:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here