UERN é principal universidade parceira da Campus Party Natal

0
153
Alunos da instituição já estão participando do evento

O Governo do Estado convidou a UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para participar como principal Instituição de Ensino Superior parceira da Campus Party. Oportunidade única para uernianos e uernianas vivenciarem imersão científica e cultural, no maior evento de tecnologia e inovação do mundo.

“É um momento histórico, de grande alegria para a UERN. Somos a principal universidade parceira desse evento que é uma efervescência de conhecimento. Muitos de nossos alunos e professores estarão por aqui até domingo, adquirindo e trocando informações, participando das palestras, oficina, workshops e dos desafios. Estaremos aqui, como apoiando e torcendo por eles”, resumiu a vice-reitora Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, presente à coletiva de imprensa da feira, na manhã desta quarta-feira (11).

Ao ser aberta oficialmente hoje, “a Campus Party colocará Natal no mapa digital do mundo”, assegurou Francesco Farruggia, presidente do instituto que dá nome à feira. O governador Robinson Faria foi além.  “A Campus Party fará de Natal a capital mundial da tecnologia”, afirmou. Para Robinson, esse evento, quem vem sendo negociado, pensado e organizado no último ano, é “um sonho de governador que está se realizando”.

Aluno da UERN apresentará cyborgs com baratas

Estudantes, técnicos e professores da UERN estão por toda parte da cidade em que se transformou o Centro de Convenções, por onde circularão 50 mil pessoas durante o evento. A Universidade colocou ônibus à disposição da comunidade acadêmica (docentes/discentes e técnicos administrativos) nos dias 12, 13 e 14 saindo do Epílogo de Campos, em Mossoró, sempre às 4h e retornando de Natal às 16h.

Na madrugada da sexta (13) para o sábado (14), quem estiver acampado no evento pode participar do workshop que será apresentado por Alex Aquino dos Santos, acadêmico do 8º período do curso de Ciência da Computação da UERN), que cursou parte de sua graduação na Technische Universität München (TUM) entre 2015/2016 e é apaixonado por Robótica, Neurociência e Ciências Espaciais.

Aquino apresentará Cybugs, explicando como desenvolver seu próprio Inseto Ciborgue. O objetivo é equipar Cybugs” com dispositivos como microfones ou  câmeras e operá-los remotamente.

Além disso, também haverá a participação de alunos dos cursos de Ciência da Computação de Natal e Mossoró, e uma aluna de Pedagogia de Mossoró, acampando como campuseiros, durante todo o evento, aproveitando a mais de 300 horas de conteúdo (palestras, desafios, workshops, oficinas, entre outras atividades).

“Em particular, 80% dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia do Campus da UERN em Natal participarão do evento, inclusive, integrando as equipes dos três Hackathons da CP.  Hackathon é um termo utilizado para se referir a uma maratona de programação, na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware”, relatou o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Francisco Dantas.

Serão 350 palestras com mais de 250 palestrantes. A abertura oficial da Campus Party acontece às 19h, seguida de palestra inaugural de Marcos Pontes, mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro aeronáutico, piloto de testes de aeronaves e primeiro e único astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço.

Além da vice-reitora e do diretor do Campus de Natal, o magnífico reitor Pedro Fernandes e o  pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Prof. Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos também participarão da abertura oficial da CP Natal.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here