Previsão de Chuvas para o Carnaval de 2025 na Região do Seridó: Expectativa de Pancadas de Chuva e Boas Precipitações
Durante o Carnaval de 2025, que vai de 28 de fevereiro a 4 de março, a Região do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, deverá ser uma das áreas mais afetadas pelas chuvas. De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia da EMPARN, as pancadas de chuva serão registradas em diversas partes do estado, com destaque para o Seridó, onde as precipitações deverão ocorrer com maior intensidade.
Chuvas no Seridó Durante o Carnaval
As pancadas de chuva devem ocorrer principalmente entre sábado (1º de março) e domingo (2 de março), com maior concentração de chuvas no Oeste Potiguar, Chapada do Apodi, e na cidade de Caicó, um dos principais municípios do Seridó. A previsão é de que as chuvas no interior venham acompanhadas de descargas elétricas e trovoadas, especialmente no período da tarde e início da noite. Já no litoral, as precipitações devem ocorrer à noite e nas primeiras horas da manhã, permitindo que o Carnaval seja vivenciado de maneira mais tranquila em muitas áreas costeiras.
O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, explicou que o maior volume de chuvas está previsto para os municípios da mesorregião Central do estado, que abrange o Seridó, o que inclui Caicó e outras cidades da região.
Prognóstico para os Meses de Março a Maio
O prognóstico climático divulgado pela EMPARN também revelou previsões para o restante do primeiro trimestre de 2025. As chuvas esperadas para março, abril e maio deverão ser dentro da normalidade para a região, com uma média de 479,2 mm no Oeste, 376,9 mm no Seridó e Central, 343,2 mm no Agreste, e 533,8 mm no Leste Potiguar.
O prognóstico é baseado em estudos de meteorologistas, em colaboração com o INMET e o CPTEC, que analisaram as condições oceânicas e outros fatores climáticos para determinar a previsão.
Ranking das Cidades com Maior Volume de Chuvas
Até o final de fevereiro, as cidades da microrregião de Umarizal se destacam no ranking de chuvas acumuladas, com Olho d’Água do Borges (404,8 mm), Martins (393,6 mm) e Almino Afonso (377,4 mm) liderando a lista. Na região do Seridó Ocidental, Timbaúba dos Batistas também aparece com um bom volume de chuvas acumuladas, com 359,4 mm registrados.
Expectativa para o Carnaval
Com as previsões indicando a continuidade das chuvas durante o Carnaval, é importante que os foliões se preparem para a possibilidade de pancadas de chuva, especialmente nos eventos ao ar livre, como os blocos de rua e festivais. No entanto, a expectativa é de que a Região do Seridó tenha um Carnaval animado, com o alívio das temperaturas mais amenas trazidas pelas chuvas.
Em todo o Rio Grande do Norte, a chuva promete ser um tema constante durante o período carnavalesco, com a previsão de boas precipitações em todo o estado, trazendo um cenário positivo para a agricultura e os reservatórios de água.