Seridó

Grupo Semiar Realiza Atividade de Intercâmbio com Mulheres do Seridó

Grupo Semiar Realiza Atividade de Intercâmbio com Mulheres do Seridó

Em fevereiro de 2025, o Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (SEMIAR), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu uma importante atividade de intercâmbio com mulheres camponesas do Seridó. O evento teve como foco a convivência com o semiárido, a agroecologia e a economia solidária, com o destino sendo a Chapada do Apodi, na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

A parceria com a Cáritas Diocesana de Caicó foi essencial para viabilizar essa troca, que contou com a colaboração da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, responsável pelo acolhimento do grupo. O evento teve o apoio financeiro do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext), coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN.

Participaram do intercâmbio mulheres vinculadas à Cáritas, de comunidades rurais na Serra de Santana, nos municípios de Bodó e Lagoa Nova. A troca de saberes proporcionou uma experiência enriquecedora, reforçando a importância da coletividade e do diálogo no fortalecimento das práticas sustentáveis e da resistência diante dos impactos do agronegócio nas comunidades rurais.

Durante as atividades, as participantes visitaram quintais produtivos em comunidades de Tabuleiro do Norte, uma casa de sementes, uma escola de formação camponesa e um parque ecológico. Essa experiência prática aprofundou o entendimento sobre as tecnologias sociais voltadas para a convivência sustentável com o semiárido.

Esse intercâmbio não só promoveu a integração social e acadêmica, mas também incentivou a formação de uma rede de apoio entre as mulheres camponesas, organizações sociais e acadêmicas, gerando mais visibilidade para as lutas dessas comunidades.

Este tipo de ação fortalece a economia solidária e as práticas agrícolas sustentáveis, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva no Semiárido.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej