Ícone do site CORREIO DE SERIDÓ

Cidades do Seridó lideram incidência de raios em 2025 no Rio Grande do Norte

Cidades do Oeste e Seridó lideram incidência de raios em 2025 no Rio Grande do Norte

As regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte registraram o maior número de quedas de raios no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados divulgados pela Neoenergia Cosern. Segundo a plataforma Climatempo, foram contabilizadas 16.279 descargas atmosféricas em todo o estado, com destaque para Upanema (2.840 raios), Mossoró (2.454) e Santana do Matos (1.940). Apesar da redução de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, as tempestades elétricas continuam representando riscos para a população e para a rede elétrica.

Março registra maior incidência de raios

O mês de março foi o período com o maior número de raios registrados, totalizando 8.077 ocorrências. Esse fenômeno coincidiu com chuvas intensas que atingiram principalmente as regiões Oeste e Seridó. Essas tempestades são frequentemente acompanhadas por raios e relâmpagos, aumentando o risco de interrupção no fornecimento de energia e de acidentes.

Na última semana, por exemplo, Mossoró foi atingida por uma forte precipitação seguida de intensa atividade elétrica. Para minimizar os impactos, a Neoenergia Cosern reforçou a rede elétrica com a instalação de mais de 120 para-raios ao longo de 2024. Segundo Estênio Mota, supervisor da Neoenergia Cosern no Oeste, a medida amplia a segurança e garante maior estabilidade ao fornecimento de energia durante os períodos chuvosos.

Orientações de segurança em casos de tempestades com raios

Para evitar acidentes durante chuvas acompanhadas de raios, é importante seguir algumas recomendações de segurança:

Canais de atendimento da Neoenergia Cosern

A Neoenergia Cosern disponibiliza diferentes canais para informações e suporte sobre o fornecimento de energia:

Conclusão

A incidência de raios continua sendo um fenômeno relevante no Rio Grande do Norte, especialmente nas regiões Oeste e Seridó. A Neoenergia Cosern tem implementado medidas para minimizar os impactos dessas descargas atmosféricas e garantir a segurança do fornecimento de energia. No entanto, é fundamental que a população adote precauções durante tempestades para evitar acidentes e preservar a integridade física.

Sair da versão mobile