NOTÍCIAS

Equipe da Controladoria Geral de João Pessoa recebe a controladora de Patos para troca de experiências

A equipe da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), representantes da Controladoria do Município de Patos, no Sertão da Paraíba. Durante o encontro, os controladores Diego Fabrício Albuquerque e Mayra Fernandes trocaram experiências sobre controle interno, transparência pública e ouvidoria. Foram apresentadas ainda as ações de melhores práticas de gestão da Capital.

Os controladores firmaram uma parceria de cooperação mútua, em que o controlador de João Pessoa apresentou a estrutura da CGM-JP, as orientações normativas e a matriz de risco. Debateram ainda sobre auditoria interna e externa, dispensa de valores, desafios e metodologia de trabalho da Controladoria Geral.

O controlador geral de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, destacou a importância da autonomia do controle interno. “O controle interno precisa do apoio da alta administração pública, e, em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena sempre nos deu autonomia, e isso é importante para proteger a gestão de problemas futuros. Portanto, acredito que um trabalho efetivo de auditoria interna necessita dessa liberdade de atuação e orientação educativa das outras secretarias para de fato executar seu trabalho fiscalizador”, afirmou.

A controladora de Patos, Mayra Fernandes, ressaltou que João Pessoa tem servido como referência para o seu município. “Agradeço demais esse contato com a Prefeitura de João Pessoa para que a gente possa aprimorar nosso trabalho e avançar no controle interno, auditoria, ouvidoria e transparência pública”, explicou.

O secretário executivo de Transparência Pública, Lucas Henriques de Melo, destacou a importância do controle social através do Portal da Transparência Pública. “Além de ser uma exigência do Tribunal de Contas, é através do Portal da Transparência Pública que o cidadão pode fiscalizar as ações da administração pública, e assim, fomentar o controle social e melhorias na sociedade”, ressaltou.

Destaque – A Prefeitura de João Pessoa é 1º lugar entre os municípios da Paraíba como a cidade mais transparente e 2º lugar entre as capitais do Nordeste. O resultado foi fruto da última avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que premiou a capital paraibana com o selo Ouro de Transparência. Foram analisadas mais de 4 mil prefeituras no Brasil. Em nível nacional, João Pessoa se classificou entre as 10 capitais do País.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej