Seridó

Unidade Tambaú da FCJA exibe o documentário ‘José Américo e as secas’ — Governo da Paraíba

O documentário ‘José Américo e as secas’, do diretor Renato Alves, será exibido nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, na Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA). “É uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossa história e cultura”, destaca Giovanna Barroca, coordenadora do espaço, localizado à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, no Bairro de Tambaú, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

A exibição do documentário também contará com a presença de integrantes do Grupo de Pesquisa Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Estamos em temporada de férias e temos recebido visitantes de toda a Paraíba e de várias partes do Brasil e do exterior”, revela Giovanna, que completa: “Nosso espaço está repleto de história, cultura e de belezas naturais. Isso tem encantado turistas que buscam uma experiência autêntica e enriquecedora em João Pessoa”.

A Unidade Tambaú, que funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h, foi inaugurada em março de 2025, ano dos 45 anos de criação da FCJA, que preserva a memória e a obra do escritor José Américo de Almeida. “Este novo equipamento é uma unidade de expansão avançada da Fundação Casa de José Américo, com algumas facetas”, explica o presidente da FCJA, Fernando Moura. “A primeira delas é a de poder acomodar os acervos existentes e os que estão sendo anexados ao repertório bibliográfico, documental e arquivístico da instituição”.

Na prática, a Unidade Tambaú é uma forma de expandir o serviço da Fundação e, ao mesmo tempo, criar uma nova leva de usuários. “Por conta do tempo em que a FCJA já existe, 45 anos, os pesquisadores iniciais ou medianos estão envelhecendo, ou já morreram, ou não têm mais disposição em mergulhar em pesquisas mais aprofundadas, e a gente tem que formar nova geração de pesquisadores. Afinal de contas, o acervo existente na Fundação é um dos mais importantes existentes na Paraíba”, reafirma Fernando Moura.