Seridó

Evento recepciona preceptores do Projeto AGHUse e reforça papel estratégico na saúde digital da Paraíba — Governo da Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da equipe do ConectaSUS Paraíba, realizou, nessa sexta-feira (18), o 1º Encontro Integrador para Preceptores do Conecta SUS do Projeto AGHUse. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a implantação do sistema nas unidades hospitalares da rede estadual, integrando a modernização da gestão com a ampliação da saúde digital no estado.

Durante o encontro, os participantes foram apresentados à equipe do ConectaSUS, ao contexto da saúde digital na Paraíba e às funcionalidades da plataforma AGHUse. A programação incluiu, ainda, orientações sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE, que dará suporte à formação e às atividades dos bolsistas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Clementino Fraga, Kariny Gardênya, o 1º Encontro Integrador para Preceptores do Conecta SUS, realizado na Paraíba, representa um verdadeiro marco — tanto para a gestão da saúde na rede hospitalar do Estado, quanto para a segurança e o acesso às informações em saúde.

“Na minha trajetória profissional, participar desse momento foi especialmente significativo. Sinto-me grata por poder contribuir com essa nova etapa, que certamente trará avanços importantes. O Prontuário Eletrônico, em especial, será um divisor de águas no cuidado com o paciente e na qualidade da assistência prestada”, destacou.

Um dos principais pontos abordados no evento do Projeto AGHUse foi o papel estratégico dos preceptores na condução do projeto nas unidades hospitalares. Também foram discutidos os direitos e deveres dos bolsistas e apresentadas instruções práticas sobre a abertura de chamados via Redmine, ferramenta que oferecerá suporte técnico ao processo de implantação.

Para o coordenador de TI do Hospital da Mulher – Maternidade Frei Damião, César Augusto de Souza, o evento foi muito proveitoso. “O sistema me pareceu bastante intuitivo, o que facilita o manuseio pelo usuário, assim como o método de implantação e treinamento. Minha expectativa é aplicar isso na prática para melhorar os processos, otimizar o tempo de atendimento e obter melhores resultados”, ressaltou.

O momento final do evento foi dedicado ao compartilhamento de experiências, desafios e expectativas entre os participantes, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos serviços hospitalares a partir da transformação digital.

O Projeto AGHUse é uma ação estruturante da SES voltada à qualificação da gestão hospitalar, promovendo o uso eficiente das tecnologias da informação e contribuindo para a oferta de um atendimento mais seguro, ágil e resolutivo à população paraibana.