NOTÍCIAS

Culturas populares e shows de Caronas do Opala e dupla Mateus Gael e Maria Ercília dão o tom da Festa das Neves

A cultura popular estreou na Festa das Neves, neste domingo (3), mostrando como essa tradição faz parte do imaginário da cidade e atrai a atenção do público. À noite, a banda Caronas do Opala e a dupla Mateus Gael e Maria Ercília ‘seguraram’ os fãs mesmo sob chuva. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), segue nesta segunda-feira (4), a partir das 16h30, com o Grupo Dinâmico Cultural e o Show Musicantoria, com Cristiano Oliveira, Daudeth Bandeira e Bebé de Natércio no Palco Cultura Popular. Já a partir das 20h, no Palco Lagoa, se apresentam o grupo Forró Saudade e o cantor José Orlando.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a Festa das Neves, neste domingo, foi belíssima porque conseguiu reunir, no Parque Solon de Lucena, as manifestações culturais, verdadeiros símbolos que dão sentido a esta festa. De um lado, as culturas populares com a literatura de cordel, boi de reis; do outro, a banda Caronas do Opala, um símbolo vivo da Festa das Neves.

“Eu costumo dizer que este evento tem três grandes marcas que são a maçã do amor, a Monga e Caronas do Opala. Eu digo isso à própria banda, que não vejo a Festa das Neves sem o show de Caronas do Opala e eles, ontem, mostraram a força que têm. Mesmo com chuva, o público compareceu e foi bonito”, ressaltou.

Para o diretor, que destacou também a presença da dupla Matheus Gael e Maria Ercília, esse é o espírito da Festa das Neves. “É uma festa de caráter familiar, popular, que desenvolve um afeto muito grande junto à população de João Pessoa. Os parques lotados. Então, essa é uma alegria que nós temos, que o prefeito Cícero nos estimula a promover a Festa das Neves nesse aspecto de promover, para o povo de João Pessoa, uma festa acolhedora, segura e tranquila”, acrescentou.

Artistas – A banda Caronas do Opala foi a primeira atração a se apresentar na noite deste domingo. “Show na Festa das Neves é sempre um momento especial, é um público misturado e isso é maravilhoso. A gente vê que é a população realmente da cidade. É uma oportunidade única nesses eventos da Prefeitura, especialmente na Festa das Neves, de tocar para esse público. É nesse momento que a gente vê o olhinho brilhando, a galera curtindo. Nosso repertório traz músicas de muita memória afetiva para as pessoas. Então, esse momento a gente espera o ano inteiro para fazer”, destacou a líder da banda, Val Donato.

O repertório incluiu muito brega com músicas de nomes como Reginaldo Rossi, Alípio Martins, Sidney Magal, entre outros.

A dupla Maria Ercília e Matheus Gael subiram ao palco em seguida. “Estou muito feliz. É uma responsabilidade muito grande. Nós já tínhamos tocado em festas de outras cidades, então, para nós, é uma felicidade representar a nossa família de músicos que já tocaram nessa festa, um evento tão falado, tão comemorado. Ser atração é muita responsabilidade e muita felicidade também”, disse Maria Ercília.

“Estar aqui hoje é ter o reconhecimento de estar tocando na nossa casa, na nossa terrinha, e de poder ter isso aqui, os familiares próximos, os amigos também que nos acompanham. Nosso show é sempre voltado para o forró, o sertanejo, uma mistura bem bacana de forró atual com forró antigo”, pontuou Matheus Gael.

Público – Quem foi à Festa das Neves neste domingo se encantou com as apresentações das culturas populares grupo folclórico Catarina e Cavalo Marinho Raiz Cultural Mestre Zequinha, o que deixou os artistas muito felizes. Nandinho da Cultura, do Cavalo Marinho Raiz Cultural Mestre Zequinha, afirmou que faz cultura popular há 45 anos e comemorou por poder se apresentar numa festa tão grandiosa.

“Sempre houve muita dificuldade, mas hoje foi aberto um leque de oportunidade porque ninguém faz cultura sem dinheiro. Há uma sensibilidade da gestão de João Pessoa, porque somos da cidade de Bayeux. Estamos muito felizes com isso porque precisamos eternizar essa cultura para as futuras gerações. Nessa gestão tem um diferencial que dá apoio a vários grupos. A gestão está de parabéns. Nós agradecemos muito”.

A auxiliar de escritório Mayara dos Santos foi uma das fãs que se encantou e elogiou a valorização da cultura popular pela gestão. “Eu acho muito importante ter esse palco da cultura popular porque a gente gosta de ver. É uma tradição que precisa ser mostrada. Eu venho para a Festa das Neves desde a minha infância e só agora a gente vê essa cultura sendo valorizada”.

A gestora em finanças Irene Freitas afirmou que gosta muito de cultura popular. “Inclusive, agora, quando eu vi, já parei aqui porque tem que ter esse tipo de apresentação. Enquanto estamos falando de aniversário da cidade, é preciso comemorar tudo que ela tem, e as manifestações culturais mostram o que é a cidade. Então, é muito bom ver essas apresentações. E vale a pena mesmo na chuva”, destacou.

Programação – A programação da Festa das Neves segue, nesta terça-feira (5), no Palco Cultura Popular, com apresentação do Cavalo Marinho Infantil Sementes João do Boi, o Cortejo do Maracastelo e a Nau Catarineta.

Outras atividades – Dentro da programação em comemoração ao aniversário de 440 anos de João Pessoa, acontecem atividades paralelas. Uma delas é a Feira do Cordel, no Parque Solon de Lucena, durante todo o período do evento.

Também estão abertas exposições artísticas nos equipamentos da Funjope: Casa da Pólvora, Hotel Globo e no Casarão 34. Nesta terça-feira (5), acontece o tradicional desfile dos carros antigos, a partir das 16h.

Integração e segurança – O trabalho realizado durante a Festa das Neves no Parque Solon de Lucena é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros.

Festa das Neves A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no último domingo (27), a programação da Festa das Neves 2025. No dia do aniversário de 440 anos da Capital, 05 de agosto, a cidade recebe o show do cantor Roberto Carlos, através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento.

Conforme o edital, o investimento da Funjope será de R$ 1 milhão e a iniciativa privada deve investir mais R$ 2 milhões para completar o show que acontece numa área de 70 mil metros quadrados voltada ao público em geral, com entrada gratuita. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.

Para conferir a programação completa da Festa das Neves, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej