Ícone do site CORREIO DE SERIDÓ

Representantes da Secretaria Municipal de Educação participam de Seminário Nacional pela Alfabetização

Representantes da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), estão participando, nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), do Seminário Nacional pela Alfabetização 2025, que acontece na cidade de Fortaleza (CE). O seminário reúne gestores públicos e equipes técnicas das diferentes esferas federativas com o propósito de fortalecer o regime de colaboração e promover a construção conjunta de soluções sustentáveis para a garantia da alfabetização das crianças brasileiras.

O evento é promovido pela Aliança pela Alfabetização, que é composta pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, com apoio técnico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e conta com uma programação de excelência e espaços dedicados à troca de experiências e ao fortalecimento da colaboração entre os entes federados.

Além da secretária de Educação e Cultura, América Castro, a chefe da Divisão de Alfabetização, Letramento e Anos Iniciais, Jocineide Silva, também está participando. “É com grande alegria e senso de responsabilidade que estamos participando do Seminário Nacional pela Alfabetização 2025, aqui em Fortaleza, representando a cidade de João Pessoa. Este é um espaço fundamental de diálogo, escuta e construção coletiva, promovido pela Aliança pela Alfabetização, uma articulação comprometida com o futuro da educação no Brasil”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura.

As apresentações abordam como pauta a alfabetização, equidade na educação, avaliações externas, formação de professores, acompanhamento escolar, e o papel das lideranças políticas na educação. Participam do seminário o ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias de educação e técnicos das secretarias de educação.

“São várias instituições, todas unidas, pelo propósito de garantir que nossas crianças aprendam a ler e a escrever na idade certa, com equidade e qualidade. Em João Pessoa, temos avançado significativamente no compromisso com a alfabetização, investindo em formação continuada, avaliação diagnóstica, acompanhamento pedagógico e políticas de incentivo à aprendizagem. Mas sabemos que o desafio é grande e, por isso, momentos como este fortalecem nossas redes, inspiram práticas e reafirmam a centralidade da educação na construção de um país mais justo. Que este seminário seja fértil em trocas, aprendizados e compromissos”, concluiu América Castro.

Sair da versão mobile