NOTÍCIAS

Prefeito convoca população para alcançar meta de plantar 500 mil árvores até 2030

Durante o lançamento do programa ‘João Pessoa + Verde’, na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Cícero Lucena fez um chamamento à sociedade civil para que participe, junto com a gestão municipal, da campanha que busca alcançar a meta de 500 mil árvores plantadas até o final de 2030. A solenidade foi realizada no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, onde o gestor reforçou as ações de proteção ao meio ambiente já colocadas em prática pela Prefeitura.

“Apesar do desafio, que equivale a menos de uma árvore plantada por cada habitante de João Pessoa, temos quatro anos e meio para alcançá-lo. Acredito que, com a conscientização, o apoio e o trabalho da imprensa, da educação pública e privada, e da população em geral, superaremos essa meta. A prefeitura tem se dedicado à produção de sementes e mudas para que, em 2030, possamos contabilizar o resultado”, afirmou Cícero Lucena, que estava acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Prefeitura tem implementado diversas iniciativas, como o plantio de árvores em praças, parques, vias públicas e calçadas, a cada nova rua pavimentada, com a meta de plantar 2.500 árvores. Adicionalmente, está em andamento a implantação de um sistema de ciclovias, totalizando 50 quilômetros, além das atividades regulares de plantio.

O programa ‘João Pessoa + Verde’ está alinhado com o prazo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Acordo de Paris para que municípios e estados reduzam em 50% suas emissões de gases de efeito estufa. “Atingir essa meta será um processo estimulante e envolvente, com uma contagem regressiva para celebrar a marca de meio milhão de árvores plantadas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira.

Parcerias – O programa ‘João Pessoa + Verde’ conta com diversos parceiros, como o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), escolas municipais, Exército Brasileiro, entre outros.

A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Semam fará a implantação do projeto ‘Via Verde’, que tem o objetivo de transformar as principais avenidas e ciclovias do Município, com o plantio de mudas de árvores nativas.

Metodologia – O programa propõe ações estratégicas e integradas, com o objetivo de promover a requalificação ambiental urbana. Entre as estratégias estão:

Avaliação: realizar o diagnóstico ambiental das áreas, mapear ilhas de calor e identificar as necessidades da comunidade.

Desenvolvimento de espaços verdes: criar corredores e vias verdes, dar continuidade à arborização de ruas, praças, parques e obras públicas, aumentar o plantio nas áreas com pouca incidência de arborização.

Reabilitação de áreas degradadas: com recuperação de nascentes dos rios, por meio da arborização, reabilitação de áreas urbanas que foram afetadas pela industrialização.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej