Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Planejamento e Gestão (Geplag), realizou a terceira “Oficina do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual 2025 (FortaleceSES)”. O projeto, que tem como objetivo apoiar os estados na qualificação dos seus processos de gestão, começa a trabalhar na perspectiva da qualificação do monitoramento de um foco, no caso da Paraíba, foi eleita a redução da mortalidade materno-infantil. O encontro, que reúne gestores de setores estratégicos da SES, ocorre na Espep, na capital, das 08h30 às 17 horas.
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o encontro, realizado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, é fundamental para trabalhar o tema central de forma intersetorial. “A nossa área prioritária – enquanto Plano Estadual de Saúde -, é a redução de óbito materno-infantil. E, nesse processo de qualificação, olhar indicadores, rever as estratégias da nossa programação da assistência, para reavaliar os processos e observar onde consegue melhorar, cada vez mais, entendendo que esse apoio é fundamental porque ele consegue reunir todos os setores da Secretaria. Então, a gente sabe o desafio que é trabalhar de forma intersetorial com todas as áreas da Secretaria e aproveitamos a oportunidade para, nesse momento, rever as prioridades”, disse.
A Facilitadora do projeto FortaleceSES, Stefanie Kulpa, falou da importância da discussão em conjunto. “A ideia é que a gente possa construir tudo junto. Então, hoje teremos aqui representantes das áreas técnicas da Secretaria e das regiões de saúde, no sentido de aproveitar a experiência de cada um desses atores e compor um processo, de fato, participativo, que a gente entende que sempre é um método que agrega conhecimentos diversos e, por isso, tem muito mais qualidade.”, destacou.
O FortaleceSES faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre os hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.