Ícone do site CORREIO DE SERIDÓ

Programa Água Doce da Paraíba recebe doação de cientista italiano na área de dessalinização de água — Governo da Paraíba

Considerado referência entre os sistemas de dessalinização de água implantados no Nordeste e norte de Minas Gerais, o Programa Água Doce (PAD) da Paraíba recebeu uma doação de £ 1.000,00 (libras), que corresponde a R$ 15 mil, para manutenção dos 101 sistemas em operação no Estado. A doação foi feita pelo pesquisador Emillio Gabrielli, que proferiu palestra nessa quarta-feira (20), no Espaço Cultural, sobre a história da dessalinização da água, quando também lançou livro intitulado “7.000 anos de história da dessalinização da água do mar”. 

O pesquisador foi recebido pelo secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, em seu gabinete. Nesta quinta-feira (21), Emillio Gabrielli realizou visitas, acompanhado pelo coordenador estadual do PAD, Robi Tabolka, ao sistema modelo de dessalinização na Paraíba, no Assentamento Fazenda da Mata, município de Amparo; ao sistema do Procase, no sítio São Pedro, no município de Boa Vista e à operadora premiada pela Associação Internacional de Dessalinização (IDA),  do sistema de Amparo, Dona Edite Antonino. A premiação ocorreu durante o Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso de Água (IDA World Congress 2017 – Water Reuse & Desalination), que ocorreu na cidade de São Paulo. 

O secretário Deusdete Queiroga agradeceu o reconhecimento pelo sucesso do Programa no Estado, que oferta água para o consumo humano, tanto na zona rural como na urbana, utilização em trabalhos domésticos e para os animais. “O PAD beneficia 60 mil pessoas, direta e indiretamente, fornecendo água de qualidade para mais de 400 instituições públicas, como associações, escolas, presídios, igrejas, unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais, prefeituras e secretarias, com investimento total é de R$ 25,712 milhões”, informou Deusdete.

 

 

Emillio Gabrielli falou do prazer em visitar a Paraíba e que “considera o Programa Água Doce, uma das mais importantes políticas de acesso à água no semiárido brasileiro, sendo um exemplo bom para o mundo, sobretudo pelo modelo de gestão compartilhada do sistema de dessalinização, entre o governo federal, governos estaduais, municipais e as comunidades. O interesse pelo Programa na Paraíba é pelo sucesso no funcionamento e isso não é pouca coisa, o que significa um grande feito para o programa e consequentemente, para a população beneficiada”. 

Dr. Emilio Gabbrielli nasceu em Florença, Itália, em 1948. É engenheiro químico, com pós-graduação na Universidade de Bolonha. É consultor mundial na temática de dessalinização, ex-presidente da Associação Internacional de Dessalinização. Tem 50 anos dedicados ao setor, com atuação em vários países.

Sair da versão mobile