Seridó

Polícia Penal da Paraíba eleva o nome do estado com destaque em treinamento em Brasília — Governo da Paraíba

A recente participação do policial penal Adailde José dos Santos Sousa (Sousinha) na missão de treinamento da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE/DF) foi marcada por um balanço positivo e a reafirmação do profissionalismo da Paraíba no cenário de segurança pública.

Para Sousinha, a missão, que ele atribui à “sabedoria, proteção e paz”, transcorreu sem intercorrências, o que ele considera motivo de profunda gratidão.

O policial penal destacou a colaboração e o conhecimento adquirido, além de reconhecer o apoio de seus superiores. Em agradecimento, Sousinha ressaltou a importância da oportunidade, enaltecendo a visão do secretário João Alves (Seap-PB), que enxergou no convite uma oportunidade de integração entre os estados. “A confiança depositada em meu trabalho foi fundamental para que este momento acontecesse”, evidenciou.

O diretor expressou orgulho pela credibilidade que o Sistema Prisional da Paraíba tem conquistado ao nível nacional. “Sinto-me honrado pelo respeito e pela credibilidade que a Seap-PB tem conquistado, não somente em Brasília, mas em diversos estados do país”, afirmou, atribuindo o reconhecimento ao trabalho sério e comprometido da equipe.

Sousinha também fez questão de reconhecer o trabalho dos outros instrutores dedicados e competentes que atuaram no treinamento, destacando que “quantas pessoas foram treinadas. Quantas vidas foram preservadas” graças ao conhecimento disseminado.

Ele finalizou seus agradecimentos expressando gratidão a todos que trabalharam direta ou indiretamente para o sucesso da missão. “Um bom trabalho não se mede somente pelos resultados, mas pelo compromisso com o bem-estar daqueles que confiam nos profissionais”.

Troca de experiência — Integração entre os estados

O secretário João Alves (Seap-PB) considera de grande importância o aprimoramento profissional para os policiais penais. Ele vê o treinamento na Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), em Brasília, como uma oportunidade para elevar a qualificação dos agentes, preparando-os para lidar com situações de alto risco.

Para o gestor da Seap-PB, a participação do policial “Sousinha” como instrutor nesse curso de elite é considerada um ponto-chave. Essa troca de experiências não só valoriza o policial penal paraibano, mas também fortalece a integração entre os estados.

Esse tipo de colaboração é essencial para que os sistemas penitenciários de diferentes regiões troquem experiências e aperfeiçoem suas práticas operacionais e de segurança.

A presença de um policial penal da Paraíba como instrutor em um curso de elite no Distrito Federal é um marco que reforça a excelência do Estado na segurança penitenciária; também valida o trabalho desenvolvido pela Seap Paraíba, e mostra que a instituição está produzindo profissionais altamente capacitados, com conhecimentos valorizados até mesmo pela renomada Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).

DPOE

A Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) é uma unidade de elite da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE) do Distrito Federal. A DPOE é responsável por diversas atividades de alta complexidade, como escoltas de presos de alto risco, intervenções em situações de crise dentro de presídios e a custódia de detentos.

Devido à natureza de suas funções, o treinamento contínuo é fundamental para o DPOE, e parcerias com outras forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Polícia Federal, são comuns para aprimoramento técnico e tático operacional.

_______

Ascom-Seap/PB

Por Josy Gomes Murta