Foi com a constatação de que a maioria dos estudantes tem dificuldade em manter o foco e motivação nos métodos tradicionais de estudo que o engenheiro e analista de sistemas Fellipe Correia dedicou dois anos na elaboração do Enem Aventura, plataforma gamificada de preparação para o Enem que une Inteligência Artificial (IA), visão computacional e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para transformar o estudo em uma experiência envolvente, personalizada e inclusiva. A execução do projeto foi possível graças ao apoio do Governo da Paraíba, que investiu na ideia por meio do Programa Centelha Paraíba.
Além da resolução gamificada de questões, jornadas interativas e rankings, a plataforma conta com o Verbalon, sistema exclusivo de correção automática de redações manuscritas, que avalia os cinco critérios do Enem, gera feedback justo e motivador, sugere repertórios socioculturais e oferece dicas personalizadas de escrita. Essa tecnologia, baseada em PLN e visão computacional, democratiza o acesso a correções antes restritas a cursinhos caros. “Nosso propósito é reduzir desigualdades educacionais, oferecendo acesso gratuito ou de baixo custo (modelo freemium) a estudantes de escolas públicas e privadas, fortalecendo a autonomia, a autoestima e as chances de ingresso no ensino superior”, afirmou Fellipe, CEO do Enem Aventura.
O Enem Aventura é pioneiro no Brasil ao unir gamificação, neurociência e inteligência artificial em um mesmo ambiente digital. O projeto foi idealizado em 2023 com entrada no mercado em julho de 2025. Como escalada para o sucesso o Enem Aventura já foi aprovado por programas de inovação como Sebrae Inovação, Empreender Paraíba e Centelha, e acelerado pelo InovAtiva Brasil. “O que nos motiva é a crença de que a educação pode e deve ser mais inclusiva, divertida e transformadora, capaz de aumentar as chances de ingresso no ensino superior, reduzir a evasão escolar e fortalecer competências socioemocionais”, enfatizou Fellipe.
Milhares de jovens abandonam a preparação para o Enem por acharem os métodos pouco atrativos e distantes de sua realidade. Para resolver isso, o Enem Aventura utiliza: Gamificação para motivar; Neurociência do aprendizado (recordação ativa e revisão espaçada); IA e análise adaptativa de dados, ajustando o nível de desafio; Verbalon, módulo de redações com visão computacional e PLN, que corrige textos manuscritos em tempo real, apontando erros recorrentes e sugerindo melhorias; Modelo Freemium, garantindo acesso gratuito e inclusivo. Essas estratégias convertem o tempo de lazer em aprendizado ativo e contínuo, tornando o estudo mais prazeroso e acessível, especialmente para estudantes de baixa renda.
O Enem Aventura oferece uma jornada completa e inclusiva, acessível no modelo freemium, sendo aliada de escolas e cursinhos. A capacidade de gerar relatórios individualizados e análises em tempo real torna a iniciativa uma referência em inovação educacional. É essa soma de ineditismo tecnológico, propósito social e impacto prático que diferencia o projeto e o posiciona como uma solução transformadora para jovens brasileiros.
Na utilização da ferramenta de correção de redações os alunos enviam textos manuscritos e recebem o feedback detalhado, que não apenas corrige, mas ensina. A devolutiva motiva a turma a escrever mais, já que cada comentário traz repertórios socioculturais e sugestões práticas. O resultado foi o aumento do interesse pela escrita e a sensação de que estavam sendo acompanhados de forma personalizada. “Esse caso demonstra como a combinação de competitividade saudável, engajamento gamificado e feedback imediato fortalece a confiança dos estudantes e transforma a preparação para o Enem em uma jornada prazerosa e eficaz”, observou Fellipe