NOTÍCIAS

Prefeitura participa de mobilização de vacinação contra o HPV e imuniza crianças e adolescentes de 9 a 19 anos

Manoel Firmo da Silva viu na TV o chamamento para a vacinação e, na manhã deste sábado (27), levou seu filho Tiago Vieira da Silva, de 18 anos, para se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV). Ele aderiu a campanha ‘Cuidar é Vacinar. Leve quem você ama’ e esteve com o filho no posto de vacinação para protegê-lo contra o vírus que pode levar a diversos tipos de câncer. A Prefeitura de João Pessoa está apoiando a mobilização ‘Setembro em Flor’, para estimular a vacinação entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos.

A mobilização é promovida pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC) e o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (GBTG) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Até as 16h deste sábado, a campanha estará sendo realizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 2.828, em Tambauzinho. A dose é única, tem eficácia comprovada e é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa da vacinação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e promoção à saúde, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens, que ainda apresentam baixos índices de vacinação contra o HPV. Mas também estão sendo ofertadas outras vacinas como para Influenza, Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Viral e ACWY (contra meningite). “Minha filha de 11 anos veio se vacinar contra o HPV e ACWY. Aproveitamos esta oportunidade para ela já ficar imunizada o quanto antes”, disse Jean Claude.

Além do público-alvo de 9 a 19 anos, a vacina também é indicada para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP (profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Papilomavírus Humano – O HPV é um dos vírus mais comuns e perigosos do mundo, responsável por infecções que, se não prevenidas ou tratadas, podem levar ao câncer. Entre eles, o câncer de colo do útero é o mais frequente e também um dos mais preveníveis com a vacinação. No Brasil, são registrados 17 mil novos casos e 7 mil mortes por ano em decorrência do câncer de colo do útero.

Busca ativa de não vacinados – Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que, em João Pessoa, 23.545 jovens entre 15 e 19 anos ainda não foram vacinados contra o HPV, sendo 4.101 meninas e 19.444 meninos. Em todo o estado da Paraíba, esse número ultrapassa 126 mil pessoas.

A cobertura vacinal no Município tem oscilado nos últimos anos. Em 2021, em João Pessoa foram vacinadas 8.643 pessoas contra o HPV (5.868 meninas e 2.775 meninos), na faixa etária de 9 a 14 anos. Em 2022, foram 9.213 (5.771 meninas e 3.442 meninos). Em 2023, foram 13.691 (7.707 meninos e 5.984 meninas). Em 2024, foram 8.030 (3.702 meninas e 4.328 meninos). Em 2025, até setembro, já foram vacinadas 7.353 pessoas, sendo 3.232 meninas e 4.121 meninos.

“Apesar dos esforços, os números ainda estão abaixo do ideal. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa fortalece as parcerias e promove a busca ativa de adolescentes não vacinados, com ações que seguirão até dezembro em toda a Rede Municipal de Saúde. A prevenção está ao nosso alcance e pode salvar vidas”, enfatizou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej