Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o programa Espaço Cultural vai ‘shippar’ música e literatura. A edição desta quinta-feira, dia 23, terá artistas da cena paraibana cantando músicas inspiradas e baseadas em grandes escritores e poetas, como José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e Lúcio Lins.
Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa realizado pela Funesc vai ao ar das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5 FM), às quintas-feiras. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída no dia 9 de abril de 1980 e é celebrada de 23 a 29 outubro.
O programa toca apenas canções da cena paraibana e traz informações culturais da Paraíba, do Brasil e do mundo. Além da transmissão ao vivo na sintonia 105,5, o Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora e pode ser ouvido pelo https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/
O primeiro bloco reunirá interpretações de Titá Moura, Paulo Ró, Socorro Lira, Eleonora Falcone, Chico César e Gustavo Magno com base nas obras literárias de Águia Mendes, Vergara Filho, Maria Firmina dos Reis, Lúcio Lins e Augusto dos Anjos. Ainda a BaianaSystem referenciando a ‘Cantata pra Alagamar’ (de Alberto Kaplan e W.J.Solha).
O segundo bloco destacará o cancioneiro de Cátia de França, que apresenta influências literárias em diversos discos. A playlist terá músicas da paraibana sob influência de José Lins do Rêgo (que rendeu, inclusive, um disco especial sobre o ciclo da cana-de-açúcar), Manoel de Barros, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos.
No terceiro e quarto blocos, canções de um CD tributo ao escritor paraibano José Lins do Rêgo (produzido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc), reunindo vários nomes da cena paraibana, como Chico Limeira, Lucas Dourado, Sandra Belê, Escurinho, Adeildo Vieira, Toninho Borbo, Myra Maya e Xisto Medeiros.
Ainda músicas da banda Tocaia da Paraíba (em torno de personagens de livros de José Lins do Rêgo), canções da série televisiva ‘Riacho doce’ (baseada na obra de Zelins) e trabalho do sambista Fernando Pellon em torno da obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos.