Seridó

Hospital de Clínicas oferta serviços durante segunda edição do Dia D da Saúde para egressos do sistema prisional — Governo da Paraíba

O Governo da Paraíba realizou, nesta terça-feira (28), a segunda edição do Dia D da Saúde para egressos do sistema prisional e seus familiares, em Campina Grande. A ação, de caráter intersetorial, reuniu diferentes pastas estaduais em uma iniciativa voltada à promoção da cidadania e do cuidado integral. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram ofertados diversos atendimentos e serviços especializados, com destaque para a participação do Hospital de Clínicas e do Hospital de Trauma de Campina Grande, que juntos realizaram mais de 150 atendimentos nas áreas de clínica geral, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, psiquiatria e serviço social. 

A mobilização foi promovida em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria de Desenvolvimento Humano, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com atividades realizadas na sede do Escritório Social do Governo do Estado. 

A mãe de um dos egressos, iniciais I.M.S.S, de 62 anos, conta que fazia tempo que aguardava atendimento no posto do bairro onde mora e comemorou a iniciativa. “Eu passei pelo clínico geral e já marquei meus exames. Achei ótimo, porque pelo posto não sai e eu não tenho condições de pagar particular, estou muito feliz”, comentou. 

Para o coordenador médico do HC, Alisson Mendes, a iniciativa evidencia a importância da ressocialização por meio dos serviços ofertados. “Essa iniciativa vai além do cuidado com a saúde física. Ela representa uma oportunidade de reinserção social, de acolhimento e de reconstrução de vínculos. O Hospital de Clínicas tem atuado com esse propósito: cuidar das pessoas, independentemente de quem sejam ou de onde venham, oferecendo dignidade e acesso aos serviços de saúde,” ressaltou. 

O coordenador do Escritório Social em Campina Grande, Gutemberg Marques, detalha sobre a importância da ação de saúde e demais assistências oferecidas. “Nós atendemos 436 famílias aqui no Escritório Social só de Campina Grande, dando assistência ao ressocializando assim como para toda sua família, através de serviços de emissão de documentos e inserção em programas do governo estadual. Para esse evento, nós nos reunimos com antecedência com as equipes dos hospitais e deixamos prontas as regulações com os profissionais da área, para após o atendimento o usuário já sair com a data de agendamento de seu procedimento certa,” explicou. 

O Escritório Social foi inaugurado na Paraíba em 2020 e consiste em um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro do Programa Fazendo Justiça. Ele é responsável por realizar acolhimento e encaminhamentos das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas existentes, promovendo uma integração intersetorial e interinstitucional, visando a inclusão dos usuários nas instâncias estaduais e municipais.