NOTÍCIAS

Sedec-JP divulga relação de candidatos aptos à etapa de consulta à comunidade escolar para função de diretores

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) divulgou, nesta quarta-feira (3), a relação dos candidatos aptos à etapa de ‘consulta à comunidade escolar’ para as funções de diretor pedagógico e diretor administrativo da Rede Municipal de Ensino. Trata-se do resultado final da seleção interna, já com o encaminhamento das listas tríplices para cada unidade. A relação poderá ser conferida pelo link.

América Castro, secretária de Educação e Cultura, enfatizou que a seleção dos diretores escolares é um momento muito importante para a rede, realizada através de um processo responsável, técnico e democrático, que valoriza a participação da comunidade escolar e reforça o compromisso da gestão com a transparência. “A consulta às escolas fortalece a legitimidade dos gestores e garante que cada unidade seja conduzida por quem realmente conhece e representa suas necessidades. Agradeço a todos que contribuíram para esse processo, equipes da secretaria, profissionais da educação, candidatos e famílias. Juntos, seguimos construindo uma educação pública cada vez mais sólida e participativa”, destacou.

Cronograma – Os selecionados terão a partir das 8h desta quinta-feira (4), até as 18h do dia 10 de dezembro, para apresentarem os ‘planos de gestão’ nas unidades escolares. Já no dia 11, será feito o ‘processo consultivo nas unidades escolares’ e dia 16 do corrente mês, a divulgação do resultado da consulta à comunidade escolar.

A etapa de consulta à comunidade escolar, que ocorrerá no dia 11, contará com a participação de toda a comunidade escolar, composta por profissionais da unidade educacional aptos a votar, conforme regras do edital; pais, mães ou responsáveis legais dos estudantes com idade inferior a 10 anos (cada responsável com direito a 1 voto); estudantes a partir de 10 anos, devidamente matriculados, com direito ao voto individual; demais segmentos previstos no regulamento da consulta, conforme normativas da Rede Municipal de Ensino.

“Reforçamos que esta etapa é essencial para legitimar a escolha da gestão escolar, assegurando um processo verdadeiramente democrático, participativo e representativo de toda a comunidade escolar”, explicou o presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Interno de Diretores Escolares (COPSIDE), professor Jonathan Vieira.

Diretor administrativo – Uma das funções do diretor administrativo é cumprir e fazer cumprir os horários de funcionamento da unidade escolar, garantindo, sobretudo, o tempo pedagógico curricular; efetuar a gestão de pessoal e monitorar as atribuições dentro do organograma da escola; receber e atestar o fornecimento da alimentação da merenda escolar e garantir um padrão de qualidade para as refeições servidas, conforme orientações nutricionais estabelecidas pelos órgãos competentes; tornar público, anualmente, para a comunidade escolar, a prestação de contas do uso dos recursos financeiros recebidos, por meio de exposição em mural da escola; entre outras atribuições.

Diretor pedagógico – É função do diretor pedagógico coordenar e acompanhar o processo de organização das turmas dos alunos; incentivar práticas pedagógicas que promovam a melhoria dos índices de aprendizagem, bem como sua disseminação; fornecer informações aos pais, mães ou responsáveis sobre o trabalho realizado junto aos alunos, a frequência e o rendimento escolar destes; estabelecer procedimentos para matrícula, ouvindo a gestão administrativa e a equipe técnica da escola; orientar as equipes de trabalho sobre a renovação de matrícula e matrícula de alunos novatos; entre outras.

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej