ESPORTES

Encontro de campeões do triatlo: Miguel Hidalgo e Pietro Albuquerque

Os triatletas do Pinheiros treinaram na pista de atletismo do Clube

 

Um encontro de campeões. Na manhã desta quinta-feira (18), a pista de atletismo do Esporte Clube Pinheiros virou a passarela para receber dois triatletas da maior qualidade: Miguel Hidalgo, vice-campeão mundial da WTS, atleta olímpico e o jovem Pietro Patriani Albuquerque, campeão paulista e vice-campeão brasileiro amador, uma das grandes promessas da modalidade. E ambos atletas do Azul e Preto.

Para consolidar o encontro dos dois triatletas, fizeram treinamento de corridas juntos na nova pista do Clube, e Pietro surpreendeu o olímpico e melhor atleta da modalidade no Brasil e o segundo do mundo.

“O menino é muito bom. Tem boa cabeça. Tem muito o que evoluir. Eu não tinha essa corrida que ele tem com 19 anos. O processo é longo para chegar no seu melhor. Estou ainda crescendo a cada temporada, aumentando cargas de treinamentos a cada ano e se ele fizer isso, vai chegar no seu melhor nível”, elogiou Hidalgo.

Hidalgo e Pietro, um encontro de campeões na pista de atletismo do Pinheiros. Foto – Divulgação/ECP

Pietro, que continua em treinamento forte, tentou acompanhar o pique do segundo maior do mundo, mas reconheceu que ainda precisa evoluir muito. “Foi uma honra dividir a pista com o Miguel Hidalgo. Ele está em outro patamar técnico. Quem sabe um dia consiga competir ao lado dele em uma Olimpíada ou na World Series”, disse o feliz Pietro Albuquerque.

 

Campeão paulista – A ascensão de Pietro Patriani de Albuquerque vem acontecendo a cada prova que participa. Neste mês, foi campeão da etapa final do Campeonato Paulista de Triatlo, confirmando o título de campeão paulista amador de 2025.

Por sinal, foi a última prova amadora. A partir de 2026, Pietro vai focar a carreira nas provas do alto rendimento. “Estou focado nessa transição. O triatlo não pode ser apenas talento. É preciso também muita determinação”, confessa.

O jovem Pietro Albuquerque, de 19 anos, com apenas dois anos na modalidade, tem muitos sonhos como triatleta. Nos planos, disputar o circuito mundial profissional em breve. “O objetivo é se tornar sempre melhor que antes o quão longe isso me levar ótimo. Agora o sonho é ser campeão mundial de Ironman ou ir para as olimpíadas”, completa.

Miguel Hidalgo, vice-mundial, com campeão e australiano Matthew Hauser e o português Vasco Vilaça. Foto – WTS

A CAMPANHA DE HIDALGO NA WTS

10º em Abu Dhabi
3º no Japão
1º na Itália (primeiro título da história de um brasileiro em uma etapa)
4º em Hamburgo
3º na França
2º na República Tcheca
4º na Austrália

Pietro Albuquerque, campeão paulista e vice-campeão brasileiro. Foto – Divulgação/ECP

PIETRO, CONQUISTAS DE 2025

4º lugar na 1ª etapa do Troféu Brasil

Campeão da 2ª etapa do Paulista em Vinhedo

4º lugar na 2ª etapa do Troféu Brasil

Campeão Triday em Sorocaba

Campeão Blue Series AFA

Campeão Brasileiro de Duathlon Amador

Recorde pessoal de 16:35 nos 5km – prova de aniversário do Pinheiros

Vice-campeão da 3ª etapa do Troféu Brasil

Vice-campeão da 3ª etapa do Paulista em Itatiba

Campeão da 1ª etapa da Copa do Sudeste em Indaiatuba

Campeão da 4ª etapa do Paulista

Campeão Paulista Amador de 2025

Vice-campeão da 4ª etapa do Troféu Brasil

Vice-campeão do Troféu Brasil 2025