Profissionais da enfermagem do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, participaram nesta quinta-feira (15) de uma capacitação ofertada pelo Projeto de Reestruturação de Hospitais públicos – RHP do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, pelo PROADI-SUS. O projeto tem como objetivo a melhoria de processos assistenciais e de gestão com a oferta de diversos cursos. O treinamento aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Policlínica de Jaguaribe.
A iniciativa do RHP vem sendo desenvolvido na unidade desde o ano passado e desta vez, a capacitação é direcionada a enfermeiros do Complexo Pediátrico, com foco no Processo de Enfermagem, método científico que orienta a organização do cuidado prestado pela enfermagem e cuja aplicação é obrigatória, conforme legislação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em todos os serviços onde há cuidado de enfermagem.
A capacitação integra as ações de apoio técnico e consultoria realizadas pelo PROADI-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde que conta com a atuação de hospitais de excelência, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Moinhos de Vento. O objetivo do programa é fortalecer a gestão, qualificar os processos administrativos e aprimorar a qualidade da assistência nos hospitais públicos do país.
A Enfermeira Analista de Ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Patrícia Santesso Laurino, explica que durante a atividade, os profissionais aprofundam conhecimentos sobre o conceito do Processo de Enfermagem, a taxonomia utilizada, as etapas do método — que envolvem o levantamento de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação — além da legislação que regulamenta sua aplicação na prática assistencial.
“O Processo de enfermagem é um método de trabalho científico dos enfermeiros para qualificar a assistência de enfermagem, ter uma assistência de qualidade e o Complexo Arlinda Marques faz parte do Projeto de Reestruturação de hospitais Públicos, onde trabalhamos com melhorias de processos assistenciais e de Gestão. O Objetivo é instrumentalizar os enfermeiros para implementar as cinco etapas do processo dentro das suas áreas, na instituição”, explicou.
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, em andamento no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, tem como foco a melhoria contínua de processos e fluxos de trabalho, com atenção especial a áreas estratégicas como segurança do paciente, padronização de rotinas, fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), monitoramento de indicadores e qualificação do cuidado.
Para o Coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, André Guedes de Lima, um dos participantes da capacitação, a iniciativa tem sido fundamental para a rotina das atividades. “Está sendo muito proveitoso estar fazendo parte dessa aula com o RHP para a gente poder melhorar a assistência de enfermagem no Complexo de pediatria”, afirmou.
A participação da unidade nas ações do PROADI-SUS reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde com a melhoria da gestão hospitalar e com a oferta de uma assistência cada vez mais segura, eficiente e qualificada para a população, a partir de parcerias institucionais que contribuem para o fortalecimento do SUS.
De acordo com o diretor geral da unidade, Daniel Gonçalves, a iniciativa tem contribuído de forma positiva na unidade que é referência em pediatria para a toda a Paraíba. “A atuação do PROADI-SUS tem sido fundamental para o fortalecimento dos processos do Complexo Pediátrico Arlinda Marques. Por meio dessa parceria, conseguimos qualificar rotinas, aprimorar a gestão e fortalecer práticas assistenciais em uma unidade que é referência em pediatria para toda a Paraíba, refletindo diretamente na segurança do paciente e na qualidade do cuidado ofertado à população”, ressaltou.
Além do Complexo Pediátrico Arlinda Marques outras duas unidades hospitalares da rede estadual fazem parte do PROADI-SUS Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, são eles: o Hospital Regional Santa Filomena (Monteiro) e a Maternidade Peregrino Filho (Patos).
PROADI-SUS – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais de excelência, voltada ao fortalecimento da gestão, da qualidade assistencial e da segurança do paciente no SUS. Na Paraíba, quatro projetos estão em execução, acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), promovendo avanços significativos na estruturação dos serviços hospitalares e na qualificação das equipes. Nos hospitais da rede estadual são executados três programas: Lean nas Emergências, Reestruturação dos Hospitais Públicos e Saúde em Nossas Mãos.
O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos – Tem como meta fomentar melhorias assistenciais e gerenciais, fortalecer a gestão hospitalar e promover a padronização de processos e protocolos. O projeto iniciou-se em julho de 2024, e o acompanhamento é realizado por reuniões e videoconferências periódicas, com atuação ativa do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Principais avanços: padronização da passagem de plantão; implantação da visita multiprofissional; disponibilização da ficha de notificação de incidentes; realização de reuniões dos Comitês de Óbito; e validação dos protocolos conforme a Norma Zero.
Hospitais participantes: Hospital Infantil Arlinda Marques, Hospital Regional Santa Filomena (Monteiro), Maternidade Peregrino Filho, Hospital Universitário Alcides Carneiro e Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello


