Três estudantes da rede pública estadual da Paraíba que conquistaram medalha de ouro na etapa nacional da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), participaram da cerimônia de premiação nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro. Ao todo, a Olimpíada teve 18,5 milhões de participantes, cerca de 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do DF receberam medalhas de ouro.
O estudante Gabriel Oliveira Figueiredo Miguel, aluno do 8º ano do Sesquicentenário de João Pessoa foi premiado pelo Nível 1 (Ensino Fundamental) da competição. Os estudantes Samuel Araújo Calixto, egresso da EEEIEF Profª Débora Duarte também na Capital paraibana e Pedro Gabriel de Souza Rodrigues, egresso da ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior de Campina Grande, competiram no Nível 3 (Ensino Médio).
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Entre os objetivos estão a promoção do estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.
O professor da disciplina de Matemática, Marinho Medeiros, da ECIT Prof Braulio Maia Junior, disse que o momento é de muita alegria ver os estudantes da rede pública em destaque em uma das maiores olimpíadas de conhecimento do Brasil.
“O sentimento é de nostalgia, há 15 anos eu era aluno e voltar como professor e ver esses estudantes sendo premiados e vivenciar toda a preparação para esse momento é muito gratificante e faz valer a pena a educação pública. Nossos estudantes estão conseguindo resultados extraordinários, extremamente concorridos e muito importante que consigamos reconhecer e valorizar nossos estudantes”, frisou o professor.