Jogo será neste sábado (2), 11h15, no Poliesportivo Henrique Villaboim
Quatro jogos e quatro vitórias. Foi com essa campanha que o sub-22 do Esporte Clube Pinheiros chegará na última rodada da segunda fase da classificação da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Na tarde desta sexta-feira (1), jogando no Poliesportivo Henrique Villaboim, os comandados do técnico Bruno Porto derrotaram o Sesi Franca, por 77 a 65 (35 a a 36). Agora, o Azul e Preto tem oito vitórias em nove jogos e encerra sua participação no Grupo A neste sábado (2), às 11h15 diante do Mogi.
Mesmo que vença o Mogi, neste sábado, o Pinheiros não garante o primeiro lugar do Grupo A, já que tem uma derrota justamente contra o Minas Tênis. Para ficar em primeiro lugar, o time mineiro precisa ter uma derrota contra Campo Mourão, neste sábado (2) ou contra o União Corinthians, na segunda-feira (4).
No jogo desta sexta-feira (1), o principal destaque foi o ala Reynan Santos, com 23 pontos, 12 rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas. Também jogaram pelo Pinheiros (77) – Pedro Iasi (3 pontos e 3 rebotes), Felipe Gregate (6 pontos, 5 assistências e 3 rebotes), Lucas Lima (3 rebotes e 1 assistência), Meili (5 pontos e 1 rebote), Cauã Pacheco (12 pontos, 5 rebotes e 5 assistências), Luca Boracina (1 rebote e 1 assistência), Anthony (1 rebote), Bryan Boff (7 pontos e 7 rebotes), Afonso Pacheco (12 pontos, 3 rebotes e 1 assistência), Agapy Santos (9 pontos, 5 rebotes e 1 bola recuperada).
O Pinheiros foi dominante nos rebotes. Pegou 49 bolas, com 9 ofensivos, contra 29 de Franca, que só pegou 6 de ataque. O ponto negativo pinheirense foram os 21 erros. David, com 14 pontos foi o cestinha francano.
Reynan, analisa vitória
“A chave da nossa vitória contra Franca foi emocional. Começamos muito nervoso, preocupando com coisas fora do nosso controle e a partir do momento que passamos se preocupar com aquilo que podíamos fazer as coisas caminharam de uma maneira melhor, melhorando defensivamente e a partir do segundo período para chegar a uma vitória extremamente importante porque é um adversário que disputa direto por posições. Agora temos o último jogo contra Mogi e fechar com chave de ouro para brigar por uma posição la em cima na classificação”. A análise foi do técnico Bruno Porto, que acabou ficando satisfeito com o desempenho da equipe em três de quatro períodos.
Reynan, que retornou recentemente da Universíade, acabou tendo seu melhor desempenho na LDB. Jogou 27 minutos e saiu como o cestinha da equipe. “Não tivemos um bom começo, mas o time soube dar a virada de chave, defender melhor, jogar um basquete solidário no ataque. Porque havíamos se preparado bem para esse jogo, porque sabíamos o quanto seria importante vencer esse jogo. Melhoramos e saímos com a vitória que foi muito bom para nossa classificação. Sempre tem um prazer maior vencer Franca porque conheço todo mundo da equipe. Gosto de me divertir em quadra, mesmo tendo rivalidade e jogar contra pessoas que passei anos do lado é muito legal, especialmente a resenha que acaba acontecendo após os jogos”.
O JOGO
Primeiro período – Mantendo o mesmo quinteto dos jogos anteriores, com Cauã Pacheco, Felipe Gregate, Lucas Lima, Bryan Boff e Afonso Pacheco. Com três pontos de Bryan, assumiu a liderança no placar em 7 a 6. Mas parou no 7 e levou a virada em 12, depois 9 a 14, para o técnico Bruno Porto pedir, não acertando na defesa e erros ofensivos. Porém não se recuperou e levou uma parcial de 15 a 23.
Segundo período – Melhorando a marcação – pressão quadra toda – o período foi todo favorável ao Azul e Preto, que fez uma parcial de 6 a 0 e diminuiu para dois pontos a vantagem francana: 21 a 23, em pouco mais de dois minutos. E continuou tendo resultado na agressiva defesa. Faltando 5:32, continuava apenas dois pontos atrás: 24 a 26, com uma parcial de 9 a 3. Empatou em 32 a 32, faltando 2:30 para passar à frente do marcador com três lances livre de Reynan: 35 a 32, mas voltou a levar a virada no final 36 a 35, mesmo com uma parcial favorável de 20 a 13, mais 11 erros, contra apenas 3 de Franca.
Terceiro período – Um início de período arrasador. Com uma bola de três pontos de Lucas Lima, empatou em 40 a 40 para passar novamente a frente em 42 a 40, com um gancho de Afonso Pacheco, em pouco mais de dois minutos. Em outra sequência de boa defesa e ataque, abriu 10 pontos: 50 a 40, obrigando o técnico francano a pedir tempo. Fazendo uma parcial de 29 a 17, encerrou o período com 11 pontos na frente: 64 a 53.
Quarto período – Mantendo uma diferença que oscilou entre 10 e 15 pontos, sempre com domínio nos três períodos finais, o Pinheiros abriu 17 pontos, faltando 3:30 pontos para chegar à vitória e garantir o primeiro lugar do Grupo A, mesmo que seja temporário. A vitória por 12 pontos, mostrou um novo momento da equipe na competição: 77 a 65.
JOGOS NO PINHEIROS
Terça-feira (29)
São José 87×74 Mogi
EC Pinheiros 110×59 AD Maringá
Quarta-feira (30)
Franca 70×66 Mogi
EC Pinheiros 85×59 São José
Quinta-feira (31)
Maringá 88×58 Mogi
São José 79×59 Sesi Franca
Sexta-feira (1/8
Maringá 46×99 São José
EC Pinheiros 77×65 Sesi Franca
Sábado (2/8)
9h00 – Maringá x Sesi Franca
11h15 – EC Pinheiros x Mogi
Ingresso pelo sympla
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.