O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade integrante da rede estadual de saúde, registrou 463 atendimentos entre consultas ambulatoriais e na Urgência e Emergência, no período compreendido entre a noite da última sexta-feira (22) e o domingo (24). No mesmo plantão, foram realizados oito procedimentos cirúrgicos, sendo cinco eletivos, uma curetagem e quatro partos, dois deles normais.
A unidade funciona como Clínica Médica, Urgência e Emergência, Maternidade e integra o Programa Opera Paraíba. Entre as cirurgias eletivas realizadas estão procedimentos de fratura de fêmur, colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e laqueadura (corte ou bloqueio das trompas). No período, além dos pacientes que permaneceram em observação após cirurgias e partos, o hospital registrou 28 internações. Os principais motivos foram abdome agudo, anemia, Acidente Vascular Encefálico (AVE), broncopneumonia, Gastroenterite Aguda (GECA), hemoptise (eliminação de sangue pelas vias respiratórias), infecção do trato urinário, Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e sangramento vaginal.
Durante o plantão, o hospital também realizou 454 exames laboratoriais, 81 exames de raio-X e 44 tomografias. Entre os principais motivos de procura pelo serviço destacaram-se 95 atendimentos por queixas de dores, 50 casos de aplicação de medicação própria, 25 por lombalgia e 21 por cefaleia. Também foram registrados 17 atendimentos por diarreia, 15 por inflamações, 11 por infecções, 11 vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas, sete pessoas com transtornos mentais e três pacientes com crise de ansiedade, entre outras demandas.