NOTÍCIAS

Mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Cuidado e Proteção Social iniciam programa de qualificação

Uma força-tarefa de mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Cuidado e Proteção Social, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), iniciou o programa Capacita SUAS-JP, com o objetivo de aprimorar e garantir ainda mais humanização nos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social. A abertura da jornada de capacitação profissional ocorreu na tarde desta sexta-feira (29), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), e reuniu diretores e coordenadores dos serviços de assistência social da Capital.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, destacou que a capacitação é um passo fundamental para elevar a qualidade e a humanização no atendimento à população, reforçando o compromisso da gestão municipal com um cuidado mais próximo, eficaz e responsável. “Precisamos oferecer um serviço ainda mais humano a quem precisa do cuidado e da atenção do poder público. Por isso, estamos trabalhando não apenas para ampliar os serviços, mas garantir a proteção necessária aos mais vulneráveis”, afirmou.

O cronograma do Capacita SUAS-JP prevê encontros semanais com oficinas, palestras, cursos e treinamentos voltados aos três níveis de proteção social e aos serviços vinculados, além da sociedade civil, por intermédio dos conselhos sociais. Até o dia 4 de dezembro, a Sedhuc, através da Diretoria de Assistência Social (DAS), pretende capacitar e qualificar todos os profissionais que atuam nos serviços de baixa, média e alta complexidade.

Edilene Brandão, diretora de Assistência Social, reforçou que a jornada de capacitação cumpre o compromisso da gestão de preparar os profissionais para a execução eficaz dos serviços e o atendimento ao público, fortalecendo o trabalho técnico. “Estamos começando um amplo cronograma de trabalho e que é essencial para que possamos atuar com excelência, já na prática, assegurando que cada atendimento tenha embasamento técnico sólido e respeito à dignidade de quem busca ajuda”, justificou.

A diretora da Proteção de Média Complexidade, Cristiane Cabral, enfatizou o caráter intersetorial da assistência social. “A atuação integrada entre setores é fundamental para a proteção efetiva das pessoas em situação de vulnerabilidade. Este Capacita SUAS-JP fortalece a articulação entre serviços e equipes, assegurando uma resposta mais coesa e eficaz às necessidades da população”, afirmou.

Capacita SUAS-JP – O Programa Municipal de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social de João Pessoa (Capacita SUAS-JP) tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos planos estratégicos e operacionais, com foco na melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.

O Capacita SUAS-JP contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em João Pessoa, o SUAS é coordenado pela Sedhuc.    

Thiago Vieira
Estudante de jornalismo Nordestino Cabra de peste Torcedor DO ABC Prêmios da ABAJ e Obej