Você já ouviu falar em cálculo dental? Essa é uma espécie de inflamação na pulpite, também chamada polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente.

Essa condição acaba surgindo a partir da formação de placas bacterianas. Dessa forma, com o acúmulo de placas combinado com um tempo longo, o biofilme dental da placa acaba mineralizando, ou seja, ficando mais espesso, muda a sua composição e ganha um aspecto amarelado ou até amarronzado. 

Quando isso acontece, a placa bacteriana se torna o cálculo dental, que se não removido leva à periodontite e pode desencadear outras doenças que colocam em risco a saúde do paciente, fazendo com que algumas pessoas saiam em busca de um plano odontológico pme.

Vale lembrar que esses cálculos, também chamados de tártaro, podem provocar a pulpite, ou a morte da polpa do dente, tornando necessária a extração de dentes e podem se agravar com a falta de higiene bucal. 

Confira a seguir as principais informações sobre o tártaro, bem como, quais são as formas de evitá-lo para manter uma boa higiene bucal e qualidade de vida.

Causas do tártaro 

Popularmente conhecido como cálculo dental, o tártaro nada mais é do que uma espécie de massa que se forma nos dentes e acaba endurecendo com o tempo, além de dura, outra característica é a coloração amarela ou até mesmo acinzentada desse tipo de massa.

Além do problema com a estética dos dentes, uma vez que os mesmos ficam amarelos, o tártaro também pode causar patologias na gengiva e na polpa dentária, caso em que o paciente pode ficar com dores constantes e até mesmo dificuldade para se alimentar.

Em todo caso, caso você seja um microempreendedor individual, para tratar casos de tártaro é possível buscar por plano odontológico para mei e tratar o seu problema.

Dessa forma, apesar de existirem casos congênitos que facilitam a formação do cálculo dental, a principal causa do tártaro é a falta de uma boa higiene bucal. 

Esse é um problema terrivelmente comum, do qual leva o incômodo durante a alimentação, além de fazer surgir o mau hálito e outros problemas bucais ainda mais graves, como a pulpite, visto que o biofilme é uma camada bacteriana que pode penetrar na polpa do dente.

Por isso é de suma importância ter o hábito de escovar os dentes e usar o fio dental.É importante informar que, uma vez que o paciente possui o tártaro, a melhor opção é buscar um profissional qualificado, através de um convênio odontológico para mei, pois o ideal é realizar a raspagem do cálculo para que o mesmo não acumule ainda mais.


Isso porque, quando este problema não é removido, as consequências do quadro podem ser:

  • Bactérias continuam se multiplicando;
  • Aumento da produção de ácidos e substâncias maléficas na boca;
  • Sangramento nas gengivas;
  • dor de dente;
  • Halitose.

O principal tratamento para qualquer problema odontológico sempre será a prevenção, por isso procure um profissional no mínimo a cada seis meses, para trabalhar com a prevenção de possíveis doenças e cuidar da saúde bucal como um todo.

Prevenção contra o cálculo dental

Evitar o surgimento de tártaro nos dentes é algo simples.

Isso porque, para manter um sorriso bonito e saudável, a regra quase sempre é a mesma: bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares a um profissional dentista, que podem ser feitas através de planos, como por exemplo o um convênio odonto pme.

Além disso, é importante sempre usar fio dental, peça que costuma ser deixada de lado por muitas pessoas no dia a dia, junto com o fio dental. Também é importante sempre manter a boca úmida, consumindo bastante água e se alimentando de forma saudável. 

Isso porque, alguns alimentos ajudam na formação de bactérias, como é o caso de produtos industrializados como o refrigerante, sucos e comidas doces como chocolates, bolos e pirulitos, por exemplo. 

Por fim, mas não menos importante, é sempre necessário visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano é essencial para manter uma boa saúde bucal. 

Caso não seja possível fazer isto de forma particular e em caso de não possuir um convênio odontológico, é possível contratar um plano dental para mei. Um dentista qualificado poderá realizar uma limpeza profunda, removendo a placa bacteriana e evitando o acúmulo de tártaro.

Assim, conclui-se que a principal causa para o cálculo dental (ou tártaro) é na verdade a predominância de maus hábitos de limpeza bucal, dos quais podem ser mudados e adaptados.

Tudo começa com atitudes básicas, como uma alimentação saudável e higiene consistente, assim evitando maiores problemas bucais.

Cuide do seu sorriso para torná-lo cada dia mais brilhante, tratando-o com a importância e valor devido, afinal, ele é um dos bens mais preciosos que já vem com toda a estrutura óssea do corpo, também afetando a autoestima e qualidade de vida.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leave a comment

Your email address will not be published.