Muita gente sofre com este tipo de problema e por conta disto, acaba perdendo algumas oportunidades em sua vida. De fato, a vergonha é um sentimento que incomoda e por isso, falaremos hoje sobre formas de lidar com a vergonha.

A vergonha pode ser um grande empecilho na vida das pessoas. Só quem já perdeu a chance de falar com alguém ou se deu mal em uma entrevista de emprego por vergonha de falar algumas coisas, saiba que está na hora de se livrar disto!

O que é a vergonha?

Antes de falarmos diretamente sobre formas de lidar com a vergonha, é importante falar mais sobre o que é a vergonha. Esta se trata de uma emoção de alerta e de autoconsciência, simbolizando o desconforto, arrependimento e até indignidade.

Este é um sentimento que pode ser desencadeado por diversos motivos e pessoas, entretanto, pode ser também devido ao fracasso após tentar realizar algum tipo de ação como cumprir metas ou padrões.

A vergonha pode ser o principal causador da redução da qualidade de vida de alguém, e além disto, pode ser o principal vilão, atuando como uma ponte para outros problemas psicológicos. Por isso, devemos tratar o mesmo sempre.

Como lidar com o problema?

Quando é excessiva, a vergonha torna-se um grande problema, agindo quase como um inibidor para a felicidade das pessoas e por conta disto, muita gente acaba se isolando do mundo e perdendo grandes oportunidades.

Para superar, pode começar devagar, porém não pode ter medo de se livrar de alguns medos, pois irá descobrir coisas novas sobre você mesmo, agora, falaremos sobre as formas de lidar com a vergonha!

Formas de lidar com a vergonha

Reconhecer seus medos:

Uma das primeiras formas de lidar de maneira saudável com a vergonha é aprender mais sobre os seus limites, medos e dificuldades. Assim, você precisa ser honesto consigo mesmo e conhecer os seus limites, descobrindo quais medos você pode superar.

Autocompaixão e autoestima:

A vergonha é um sentimento que pode trazer um autojulgamento muito grande. Já que quando ficamos envergonhados, é totalmente difícil ser gentil e amoroso com si mesmo. No entanto, praticar o amor próprio pode ajudar nisto!

Sendo assim, uma das formas de lidar com a vergonha é se tratar da mesma maneira que faria com uma pessoa mais próxima, um amigo querido. Não se cobre demais e se pensar em se cobrar, pare e pense se falaria isto a algum amigo próximo.

Trabalhar a sua autoestima também é uma ótima forma de melhorar a sua vergonha. Quando você investe na sua imagem e em si mesmo, torna-se automaticamente uma pessoa mais confiante e destemida, portanto, trabalhar isto será de grande ajuda.

Se perdoe:

Quando você se cobra demais por conta de qualquer tipo de pressão social ou psicológica, você tende a entrar em um poço de vergonha e auto desaprovação muito profundo. É importante que se perdoe e aceite os próprios erros.

Acredite, nem todos os problemas tem uma solução imediata, não sinta vergonha de errar, afinal, quem nunca errou nessa vida? É algo totalmente natural e humano. Caso nenhumas destas formas de lidar com a vergonha ajude, busque tratamento psicológico.

Leave a comment

Your email address will not be published.