O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, recebeu na tarde de ontem (27), uma equipe de consultores do Painel de Segurança de Barragens (PSB) do Banco Mundial para discutir as obras de recuperação de seis reservatórios potiguares, contratadas pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão.

Participaram da reunião o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, o assessor técnico, Paulo Varela, o consultor do Banco Mundial, Augusto Mendonça, e equipe de técnicos das instituições.

Na ocasião, foram repassados detalhes técnicos e burocráticos dos projetos de recuperação das Barragens de Lucrécia, Pataxó (Ipanguaçu), Bodó (Tenente Ananias), Apanha Peixe (Caraúbas), Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra) e Novo Angicos (Angicos). De acordo com o coordenador de engenharia do Governo Cidadão, Sérgio Ricardo, a obra de recuperação do açude de Lucrécia já está 96% concluída e a de Pataxó deve iniciar essa semana. “Estamos trabalhando no processo de licitação das outras obras” frisa ele.

A Semarh elaborou os projetos executivos, integra a comissão de acompanhamento e avaliação das obras e gerencia os contrato, em parceria com a Seplan. As obras contratadas pelo Governo Cidadão são financiadas pelo Banco Mundial e, de acordo com as regras do acordo do empréstimo, deverão ser acompanhadas por um painel de segurança de barragens. O PSB é composto por consultores nas especialidades Hidrologia, Geotécnica, Hidráulica e Concreto.

Os especialistas do painel também estão acompanhando o andamento dos estudos sobre Passagem das Traíras, outro tema do encontro. Hoje a equipe de consultores está visitando o empreendimento para conhecer suas condições e discutir com os técnicos da Semarh e a da empresa Acqualtool, executora do contrato, o Plano de sondagem da Barragem.

“A sondagem é a principal parte dos estudos. Ela que vai fornecer informações sobre o corpo da barragem para definição das ações de recuperação” explica o titular da Semarh. O Secretário destaca também que o Governo do Estado está providenciando a contratação da empresa que vai realizar a abertura da fenda no açude, conforme discutido em reunião pública com a sociedade da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui