Está sofrendo diariamente com a ansiedade e não sabe como manter ela sob controle?! Este é um mal que já tem dificultado a vida de muitos brasileiros. Hoje falaremos sobre algumas técnicas pra lidar com a ansiedade!

Muita gente não sabe, porém, a OMS aponta que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, o que é um número realmente assustador. Esta é uma sensação diretamente ligada a períodos de crise e preocupações futuras.

O que é a Ansiedade?

Sabe aquele medo de uma situação que ainda nem sequer aconteceu? Ou até o medo de não ir em lugar diferente por não saber o que vai acontecer? Esta é a ansiedade, que se não controlarmos, pode causar problemas em nossa vida.

Esta é uma sensação que é ativada no momento em que a nossa mente observa uma “situação de risco”. Sendo um sentimento que nos deixa em estado de alerta e prontidão para algumas situações.

Ela também tem o seu lado positivo, nos ajudando para a preparação antes de enfrentarmos algumas situações, ajudando até mesmo na ativação dos recursos internos para um melhor desempenho do corpo.

As técnicas pra lidar com a ansiedade entram em jogo justamente quando ela acontece por excesso, gerando medo, paralisia, descontrole e diversos outros sintomas desconfortáveis em nosso corpo, com palpitações, falta de ar e dor de cabeça!

Técnicas pra lidar com a ansiedade

Técnicas para controlar a ansiedade:

  1. Criar uma rotina:

Dentre as técnicas pra lidar com a ansiedade, esta pode nos ajudar a ter um maior controle de nosso dia. Podemos usar o ato de prever o dia como algo que realmente ajude na administração de nosso tempo.

Uma boa dica é criar atividades para você, listando momentos de pausa para o seu bem estar, busque a prática de atividades que deixem o seu cérebro ocupado por mais tempo!

  1. Reduzir a auto cobrança:

É importante tomar cuidado com as metas exageradas e cobranças. Por exemplo, se você organiza o seu dia em um caderno, não queira adicionar metas que não conseguirá cumprir no mesmo, porque isto apenas gera mais ansiedade!

Comece adicionando metas simples no seu dia, coisas que você conseguirá fazer com facilidade e ao decorrer dos seus dias, aumentem um pouco mais as coisas.

  1. Respirar profundamente:

A respiração é uma forma involuntária do nosso corpo para ajudar a manter o mesmo funcionando corretamente. A mesma tem um papel fundamental e uma ligação muito forte com o nosso emocional.

Prefira uma respiração calma, profunda e faça séries de controle da respiração para aliviar a ansiedade. Uma boa dica é usar de vídeos guias da internet, que mostram quando inspirar, manter e soltar o ar.

Procure mudanças:

Uma das melhores técnicas pra lidar com a ansiedade é buscar novos Hobbys e coisas novas para fazer ao longo do seu cotidiano. Busque jogar videogames, assistir filmes e séries e aproveite para dar uma chance aos exercícios.

Procurar apoio psicológico também pode ajudar bastante. O maior segredo para se ver livre da ansiedade é buscar manter a sua mente ocupada, pensando em coisas no presente. Espero que este texto tenha ajudado!

Leave a comment

Your email address will not be published.