O marketing de conteúdo é um componente essencial de qualquer estratégia de mídia social para empresas e negócios e está intimamente relacionado ao SEO, ou otimização para o Google. Em um sentido simples, é fácil de entender: toda campanha de marketing precisa de conteúdo . Sem eles não existe site, blog, campanhas de e-mail, presença nas redes sociais.

Mas o que parece fácil à primeira vista, torna-se mais complexo quando focamos em SEO, e ainda mais quando entendemos a importância estratégica de articular conteúdo com SEO e redes sociais.

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E é que a competição para alcançar as primeiras posições no Google e capturar a atenção de nossos clientes no emaranhado das redes sociais é muito grande e acirrada. Cada ação que tomamos precisa ser planejada e implementada de forma inteligente para tirar o máximo proveito de nosso orçamento e esforços.

O marketing de conteúdo é um componente essencial de qualquer estratégia de mídia social para empresas e negócios e está intimamente relacionado ao SEO, ou otimização para o Google.

A criação de conteúdos tem de ser pensada desde o primeiro momento para as diferentes plataformas a que se destinam. Se falamos de redação de conteúdo , que é o que a maioria de nós faz, cada artigo que escrevemos e cada parágrafo que escrevemos tem que ser feito com critérios de otimização.

Mas vamos por partes:

Marketing de conteúdo e posicionamento SEO

Os conteúdos, e principalmente os textos, são o elemento mais importante para que nosso site ou nosso blog alcancem as primeiras posições do Google.

Não basta escrever um bom artigo sobre um tema da nossa área de atuação. Se você se limitar a isso e publicá-lo em seu site ou blog, provavelmente nunca será lido por nenhum de seus clientes em potencial. A menos que sua empresa esteja em um nicho de mercado com pouca concorrência.

Não basta escrever um bom artigo sobre um tema da nossa área de atuação. Se você se limitar a isso e publicá-lo em seu site ou blog, provavelmente nunca será lido por nenhum de seus clientes em potencial.

A redação de conteúdo, se você deseja que seu artigo seja encontrado no Google , deve ser precedida por uma pesquisa pelas palavras-chave (ou melhor, expressões-chave) que seu público-alvo usará ao pesquisar no Google.

Mas não confie em sua intuição ou suposições. Pense que se você escolher as palavras-chave que têm mais buscas, seu artigo terá que competir com um grande número de artigos sobre o mesmo tema, e será muito difícil para o seu alcançar essas primeiras posições no Google.

O segredo é encontrar palavras-chave ou palavras- chave que tenham uma relação justa entre volume de buscas e baixa concorrência. 

Marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais nos negócios

Conteúdo para redes sociais e marketing de conteúdo

Um plano de marketing para uma empresa ou negócio tem que contemplar o marketing de conteúdo. E o marketing de conteúdo deve incluir conteúdo de mídia social .

E embora possa parecer que o marketing de mídia social não tem nada a ver com SEO, isso seria um erro. Assumir que SEO é uma disciplina limitada ao posicionamento do site nos buscadores, e que as redes sociais são um mundo à parte, é ignorar um fator importante no posicionamento orgânico.

De fato, entre os fatores que os algoritmos do Google pesam para classificar os artigos que você escreve, estão o que é chamado de Autoridade de Domínio (DA) e Autoridade de Página (PA). Já seus nomes vão te dar uma ideia do que eles implicam. De onde vêm esses indicadores? De todas as interações que seu site como um todo (o domínio) e cada uma de suas páginas tem com o resto da Internet.

Isso inclui, por exemplo, links externos (comprar backlinks), ou seja, os backlinks que outros sites, blogs e redes sociais direcionam para as páginas do seu site. E não apenas o número de links, mas também a qualidade deles. Isso significa que o Google valoriza links de outros sites que possuem um alto DA (Domain Authority). Deixo-vos um link para uma empresa especialista em link building.

E também as interações das redes sociais, ou seja, o número de “gostei”, comentários e horários em que seu conteúdo é compartilhado pelos usuários.

Plano de marketing de conteúdo e marketing digital

Neste ponto, já podemos entender que o marketing de conteúdo de uma empresa ou negócio tem que ser enquadrado em um plano de marketing digital mais abrangente. É preciso considerar não apenas os diferentes tipos de conteúdo e formatos (escritos, vídeos, podcasts, webinars, cursos etc.), mas também o amplo universo de plataformas e como elas se integram e se complementam.

Neste ponto, já podemos entender que o marketing de conteúdo de uma empresa ou negócio tem que ser enquadrado em um plano de marketing digital mais abrangente.

Não quero dizer que se você não tiver um Departamento de Marketing, com todos os recursos e um orçamento generoso, não possa aspirar a competir no mundo do marketing online. Já disse em outros artigos que as estratégias de marketing devem ser adaptadas às possibilidades e recursos de cada empresa ou negócio, mesmo um empreendedor independente.

O que pretendo colocar em perspectiva, neste artigo, é o que apontei nos primeiros parágrafos. Estou me referindo ao fato de que a redação de conteúdo, especialmente artigos para seu site ou blog, será aprimorada na medida em que você entender o conceito de marketing de conteúdo e sua relação com o posicionamento de SEO e a estratégia de conteúdo da rede.

Na medida em que você conseguir rebaixar esses conceitos para a realidade da sua própria empresa ou negócio, você conseguirá tirar o máximo proveito de cada ação que realizar como parte do seu marketing.

Marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais nos negócios

 

Antes de escrever seu próximo artigo, reserve um tempo para fazer uma pesquisa por palavra-chave que fará com que o tempo gasto escrevendo esse artigo seja seu melhor investimento. Levará mais tempo, mas lhe dará os resultados que você precisa para que seu negócio alcance uma presença crescente no mundo online.

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